Volvo S60 combina luxo e muitos equipamentos de segurança

Sedã começa a ser vendido em três versões, custando entre R$ 195.950,00 e R$ 269.950,00
A Volvo oficializa o lançamento da nova geração do sedã S60 no Brasil. Importado dos Estados Unidos, modelo chega em setembro em três diferentes versões, tendo como principal rival o BMW Série 3.
Os valores anunciados são de R$ 195.950, para a versão T4 Momentum, R$ 229.950 para a T5 Inscription e R$ 269.950 para T8 R-Design. Exatamente os mesmos dos acabamentos 320i Sport, 330i Sport e 330i M Sport do Série 3. Será lançado o modelo T8 Polestar, mas ainda sem preços divulgados.

O novo S60 é maior que o antecessor. Adota a plataforma modular SPA e mede 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,43 m de altura e 2,87 m de entre-eixos.
Sob o capô, a versão de entrada T4 Momentum tem motor 2.0 turbo de 190 cv e 30,6 kgfm. A T5 Inscription vem com o mesmo motor, mas preparado para render 254 cv e 35,7 kgfm. A T8 R-Design, com conjunto híbrido, entrega com 407 cv e 65,3 kgfm de torque. Todas adotam câmbio automático de 8 marchas.
Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar entre três configurações pré-estabelecidas de modos de condução (Eco, Comfort e Dynamic) ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção.

Tecnologia
Um dos destaques é a iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros. Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros. Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.
Segurança
Para fazer jus ao título de um dos modelos mais seguros do mundo, o sedã é equipado com o City Safety, é um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite. Também tem um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão. Nestes casos, o City Safety irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.
O S60 também disponibiliza como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Além desses equipamentos, conta com sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
Em uma oferta inédita no segmento, o modelo oferece como equipamento de série desde a configuração de entrada controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. O equipamento controla a distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.
Comentário