Teste: Logan com motor 1.6 e câmbio CVT tem conjunto honesto

Sedã da Renault ganha opção com câmbio automático tipo CVT, por R$ 71.090,00. Confira avaliação

Esteticamente, é difícil notar a diferença entre o novo Logan e o anterior. Assim como o Sandero, a dianteira ganhou um novo para-choque, enquanto a grade ficou maior e composta por filetes horizontais mais elegantes. Mas o principal destaque é a introdução da nova versão de topo de linha Iconic, junto com o câmbio CVT.

A frente passou por leves alterações, mas a traseira permanece inalterada. O conjunto óptico traseiro do Sandero, com uma parte que avança para a tampa do porta-malas, ficou como item exclusivo do hatch. As novas lanternas dariam ao Logan um aspecto sofisticado. Perderam uma grande oportunidade de colocar o sedã no jogo liderado por Volkswagen Virtus e Fiat Cronos.

Existe também um aspecto inusitado no visual das versões equipadas com motor 1.6 e transmissão automática CVT, que é a suspensão elevada em 4,5 centímetros, necessária para incorporar a nova caixa de transmissão, acabando por dar um aspecto “aventureiro”.

Traseira do Logan 2020 mantêm o padrão

Juntamente com a elevação das suspensões vieram as molduras plásticas nas caixas de rodas e soleira das portas, além da adoção de rodas aro 16, itens agregados para disfarçar um pouco o aumento do vão das rodas e dar mais equilíbrio ao visual. O sedã ficou mais parrudo, algo muito apreciado em tempos de SUVs, mas o conjunto da obra é um tanto controverso.

O mix de versões do Logan adota o novo padrão de nomenclatura da marca, identificado como Life, Zen, Intense e Iconic. A topo de linha Iconic 1.6 CVT X-Tronic, por R$ 71.090, tem a tarefa de dar ao Logan um “status” de requinte e modernidade.

Conforto racional

Se o Logan não é um carro luxuoso, ao menos não passa vergonha. A cabine é acolhedora, e a forração preta no teto deixou o habitáculo mais elegante. Os plásticos estão por todos os lados, mas têm textura agradável e de boa qualidade. A chave do tipo canivete, outro item de série na linha, reforça o esforço de parecer mais sofisticado.

O bom espaço interno permite viagens com folga para quatro adultos, acomodando até mesmo cinco ocupantes com relativo conforto. Na versão Iconic, a lista de itens de série é bem recheada. O sistema multimídia Media Evolution incorpora tecnologia Android Auto e Apple CarPlay. Outros itens disponíveis são comando satélite no volante, câmera de ré, sensor de estacionamento, ajustes de altura do banco e do volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos com “one touch”, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, faróis de neblina, retrovisores elétricos e piloto automático.

Logan 2020 traz sistema Media Evolution que trabalha com sistema Android Auto e Apple CarPlay

Limites da ousadia

O Logan 2020 avançou na segurança e no conforto, mas permanece usando tecnologias, como o tanquinho de gasolina para a partida a frio e o sistema eletro-hidráulico de assistência à direção. Um sistema de partida que dispense o reservatório adicional de combustível fóssil, assim como uma precisa e leve direção com assistência elétrica, o equiparariam à concorrência.

Em que pese tais “economias de ousadia”, o Logan 2020 mantém os atributos que fazem dele um carro honesto e bom de dirigir. Para os tradicionais clientes do modelo, que queiram comprar um novo equipado com transmissão automática, será necessário se adaptar a sua maior altura em relação ao solo. No início é um pouco estranho, dando a impressão de que o carro cresceu.

A altura é quase a mesma de um Duster, o que transmite ao motorista certa sensação de força e segurança. Mas a estabilidade e o comportamento dinâmico não se alteraram com a elevação da suspensão.

Ao aposentar o antigo câmbio automatizado, com seus solavancos e mudanças lentas, a transmissão automática CVT chegou em boa hora. Mas, para extrair uma performance mais consistente do bom motor 1.6 16V, que entrega 118 cavalos de potência e torque de 16 kgfm (etanol), o câmbio manual presta melhor papel. Mesmo com pequenos deslizes, o Renault Logan 2020 tem bom espaço, desempenho compatível e atende bem às pequenas famílias.

(Agência Automotrix)

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *