Sandero e Stepway têm separação amigável

Repaginados, Sandero e Stepway ficam em categorias distintas

Bonne nouvelle! A Renault anunciou nessa semana as atualizações do Sandero, Stepway e Logan. A principal novidade da série é que os modelos possuem agora o câmbio automático CVT. Além disso, contam com algumas mudanças significativas no design e acréscimo de equipamentos. A partir de agora, Stepway segue carreira solo, sem carregar o nome do hatch, e assume a proposta de um SUV. E, para quem gosta de adrenalina, a novidade é a continuação do esportivo R.S. Os veículos custam a partir de R$ 46.990 para o Sandero, de R$ 61.190 para o Stepway e R$ 50.490 para o Logan. Já o R.S. sai por R$ 69.690.

Não há novidade em relação aos motores, já que são os mesmos desde 2016: 1.0 de três cilindros SCe (79/82 cv e 10,2/10,5 kgfm de torque) e o 1.6 SCe (115/118 cv e 16 kgfm e torque), ligados ao câmbio manual de cinco marchas, e o 1.6 com a opção de CVT com seis marchas. O R.S. possui o motor 2.0 aspirado de 145/150 cv e 20,2/20,9 kgfm de torque e câmbio manual de seis marchas, atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos.

Com modificações nos para-choques dianteiros, Sandero, Stepway e Logan ganham nova assinatura luminosa com luzes diurnas de LED, que possui o formato de “C” ao redor dos faróis. Os dois primeiros exibem novas lanternas traseiras de LED, com novo formato que se estende para a tampa do porta-malas.

Sandero 2020: principal novidade da série é que os modelos possuem agora o câmbio automático CVT. Fotos: Renault/Divulgação

SANDERO
Desde 2007, ano de lançamento do Sandero, o hatch mantém a fama de possuir amplo espaço interno, com o comprimento de 40,7 cm, entre-eixos de 2,59m e porta-malas de 320 litros, considerado o maior da categoria. Aparece nas versões: Life (com motor 1.0 SCe e câmbio manual, por R$ 46.990), Zen (com motor 1.0 SCe ou 1.6 SCe e câmbio manual ou CVT X-Tronic, de R$ 49.990 a R$ 62.990), Intense (com motor 1.6 SCe e câmbio CVT X-Tronic, por R$ 65.490).

A versão 1.6 Zen CVT que testamos em Campinas possui destaque no controle de estabilidade e de tração nas curvas, sendo 4 cm mais alta que os modelos anteriores. Também apresenta uma interação silenciosa do câmbio e do motor. Nos aclives, o Sandero não tem tanta agilidade, mas o controle de subida dá um amparo.
Hoje, o veículo concorre diretamente com versões automáticas de compactos como o Chevrolet Onix LTZ 1.4 (R$ 64,4 mil), Ford Ka 1.5 SE Plus (R$ 60,3 mil) e Hyundai HB20 Comfort Plus (R$ R$ 58.950).

As cores disponíveis para o Sandero 2020 são as novas azul (exclusiva do modelo) e cinza, além de branco, prata, preto e vermelho.

Stepway 2020 segue carreira solo e assume a proposta de um SUV

STEPWAY
Para entrar no segmento de SUVs, a versão aventureira de Stepway ganhou nova elevação, que facilita a condução do dia a dia e ângulo de ataque. Com altura de 18,5 cm do solo, o veículo é 4,5 cm mais alto que o Sandero com câmbio manual. A suspensão mais alta ajuda a encarar os desafios off-road nas versões, Zen, Intense e Iconic. Além de competir com o HB20X (R$ 67,6 mil), Chevrolet Onix Activ (R$ 67,8 mil) e Ford Ka Freestyle 1.5 (R$ 68,3 mil, o modelo passa a brigar com os SUVs de entrada, como Honda WR-V e Jeep Renegade.

Com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis prateados, o modelo atual ganha a aparência mais robusta do que as anteriores. A nova versão recebe lanternas com tecnologia em LED, com máscara preta, e agrega uma assinatura luminosa exclusiva. Também possui novas rodas de 16 polegadas bíton diamantadas, na cor cinza. Na cabine, o revestimento de teto, volante e portas ganha novos materiais. A versão Iconic inclui bancos de couro e sensores de luz e chuva.
Além da cor exclusiva bege, o Stepway é oferecido nas cores cinza , branco, prata, preto e vermelho. O único opcional é a pintura branca ou metálica.

PREFERE MAIS ESPAÇO OU ADRENALINA?

Apresentadas pela Renault nesta semana, as novas versões do Logan e do esportivo R.S. completam a série de novidades da montadora francesa, além dos modelos Sandero e do Stepway 2020, lançados juntos. Com mais conforto, o sedã aparece agora com a opção de câmbio automático CVT, além de alterações no visual. Ideal para quem gosta de pisar no acelerador, o R.S. chega ao mercado com alterações mecânicas e estéticas. À venda em todo o país, o Logan custa a partir de R$ R$ 50.490 e o R.S. sai por R$ 69.690.

A motorização do Logan é a mesma da versão anterior, o 1.0 de três cilindros SCe, que entrega até 82 cavalos de potência e 10,7 kgfm de torque, com a transmissão manual de cinco marchas. Já o 1.6 SCe atinge até 118 cv e 16 kgfm. Somente o R.S. é equipado com o 2.0 de 150 cavalos e 20,9 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.

Para todos os gostos, o sedã aparece com quatro versões: Life (com motor 1.0 SCe e câmbio manual), Zen (com motor 1.0 SCe ou 1.6 SCe e câmbio manual ou CVT X-Tronic), Intense (câmbio CVT X-Tronic) e Iconic (com motor 1.6 CVT X-Tronic).

Sobre a segurança, assim como Sandero e Stepway, o Logan recebeu quatro airbags frontais e os laterais de série. Para as versões com câmbio CVT e o R.S., também há controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas.

Todos os lançamentos são equipados com Media Evolution, a nova central multimídia com tecnologia Android Auto e Apple Carplay, que acessa o Spotify, Waze, Google Maps e áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen. Também inclui as funções Bluetooth e câmera de ré em algumas versões, além do Eco Scoring e Eco Coaching, sistema que ajuda o motorista a economizar combustível.

O sedã Logan tem versão a partir de R$ 50.490

LOGAN
Sem nenhuma alteração na traseira, o sedã sofreu as mesmas mudanças estéticas de Sandero, incluindo as molduras plásticas nos para-lamas. Ao agregar diversos equipamentos das versões de entrada e intermediária, a topo de linha Iconic 1.6 CVT, acrescenta bancos de couro, sensor de chuva e faróis automáticos.

A versão concorre com o Chevrolet Prisma LT (R$ 60.490), Hyundai HB20S Comfort Plus (R$ 64.650), Volkswagen Voyage 1.6 (R$ 60.870) e Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 AT (R$ 64.850). Com amplo espaço interno, dá para cinco pessoas viajarem confortavelmente. A distância entre-eixos é de 2,63 metros e o porta-malas possui 510 litros. O único opcional no novo Logan 2020 é a pintura branca ou metálica. Cinza, branco, prata, preto e vermelho estão entre as opções de cores.

ESPORTIVO
Só ao dar o primeiro toque no acelerador, dá para perceber a capacidade que o veículo tem de arrancar. O esportivo 2020 possui os itens da versão anterior, além de incluir rodas diamantadas de 17 polegadas na cor preta diamantada e acabamento exclusivo. A repaginação do modelo possui nova assinatura luminosa traseira em LED, dianteira com a lâmina F1, o aerofólio preto, o duplo escapamento e novos adesivos nas laterais com a assinatura Renault Sport.
Com o teto na cor preta e os bancos com faixas duplas na cor vermelha, herda aspectos da série limitada Racing Spirit. A esportividade também marca presença no apoia braço e no revestimento de tecido que parece fibra de carbono. Concorre com os rivais Peugeot 208 GT 2020 (R$ 83.790) e o Fiat Argo HGT 2020 (R$ 69.990).

Sandero R.S. é o esportivo mais barato do Brasil. Linha 2020 possui rodas diamantadas de 17 polegadas na cor preta

PREÇOS

SANDERO

Life (R$ 46.990)
Motor 1.0 SCe e câmbio manual

Zen (de R$ 49.990 a R$ R$ 62.990)
Motores 1.0 SCe e 1.6 SCe e câmbio manual
ou 1.6 com câmbio automático CVT X-Tronic

Intense (R$ 65.490)
Motor 1.6 e câmbio automático CVT X-Tronic

R.S. (R$ 69.690)
Motor 2.0 e câmbio manual de seis marchas

STEPWAY

Zen (R$ 61.190)
Motor 1.6 SCe e câmbio manual

Intense (R$ 70.990)
Motor 1.6 e câmbio automático CVT X-Tronic

Iconic (R$ 73.090)
Motor 1.6 e câmbio automático CVT X-Tronic

LOGAN

Life (R$ 50.490)
Motor 1.0 SCe e câmbio manual

Zen (de R$ 53.490 a R$ R$ 66.490)
Motores 1.0 SCe e 1.6 SCe e câmbio manual ou 1.6 automático CVT X-Tronic

Intense (R$ 68.990)
Motor 1.6 com câmbio automático CVT X-Tronic

Iconic (R$ 71.090)
Motor 1.6 e câmbio automático CVT X-Tronic

Jornalista viajou a convite da Renault

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *