A Ford Ranger passou por um facelift para chegar a sua versão 2020. Por fora, as pequenas mudanças se concentram na dianteira, que ganhou novo para-choque e teve elementos redesenhados. Os preços também permanecem os mesmos. Mas isso não significa que foram poucas alterações.
A principal mudança da nova geração – que chega em agosto – é de estratégia. 92% das picapes médias vendidas têm motor diesel. Por isso, a Ford vai abandonar os motores flex e oferecer apenas o 2.2 diesel de 160 cv e 39,3 kgfm de torque e o 3.2 diesel que entrega 200 cv e 47,9 kgfm. Há opções com câmbio manual e automático, e com tração 4×2 ou 4×4.
Além disso, a montadora afirma que a nova Ranger tem 600 peças remodeladas ou completamente novas. Uma delas é a tampa da caçamba, que agora tem assistência de fechamento. A força necessária para fechá-la passou de 12 kg para 3kg. A suspensão também foi aperfeiçoada e agora tem duas calibrações, que se adequam ao motor e à tração da versão. O câmbio automático de seis marchas também foi recalibrado.
Experiência
Testamos, em Mendoza, na Argentina, a versão topo de linha Limited, que custa R$ 188.990, com motor 3.2, tração 4×4 e câmbio automático de seis velocidades. Logo ao entrar na picape, um ponto positivo é o conforto interno, que é permanente para todos os passageiros durante todo o percurso, até mesmo em estradas de chão com muitos buracos e pisos de cascalho, mérito da nova suspensão. A central multimídia SYNC 3, com tela de 8 polegadas, faz diferença na hora de checar o caminho, via Waze.
Quando o assunto é dirigibilidade, a picape fez bonito. Durante o teste, até mesmo em manobras mais audaciosas, a sensação de que estava “na mão” era forte. O motor move a Ranger com facilidade, as retomadas e arrancadas são superadas sem problemas, e as trocas de marchas são suaves.
Itens, como diferencial traseiro blocante, assistente de descida e tração 4×4 reduzida, nos ajudaram a enfrentar os desafios do off-road sem preocupações. A picape tem ângulos de entrada e saída de 28 graus, capacidade de carga de 1.001 a 1.168 kg, dependendo da versão, e capacidade de imersão em água de 80 cm.
Bem equipada
Outra alteração positiva é na lista de equipamentos, que está mais recheada. A picape já era conhecida por essa generosidade, já que oferecia com exclusividade itens, como sistema de permanência em faixa que corrige a rota quando necessário, piloto automático adaptativo, controle adaptativo de carga e sistema anticapotamento.
Entre os destaques da nova lista estão entrada sem chave com botão de partida, trava elétrica da caçamba e assistência de frenagem autônoma com detecção de pedestres.
Preços, versões e equipamentos
XL Motor 2.2 – Equipada com tração 4×4 e câmbio manual (R$ 132.320). Direção elétrica, ar-condicionado, rádio, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga, diferencial traseiro blocante eletrônico, entre outros.
XLS Motor 2.2. – Pode ser equipada com tração 4×2 e câmbio automático (R$ 128.250), com tração 4×4 e câmbio manual (R$ 147.520) ou tração 4×4 e câmbio automático (R$ 154.610).
Acrescenta ar-condicionado digital dual zone, central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas e comandos de voz, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina, sete airbags, vidros elétricos com fechamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, piloto automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, alarme, limitador de velocidade, chave programável MyKey, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, compartimento climatizado no console e aviso luminoso do nível do lavador do para-brisa.
XLT Motor 3.2 – Equipada com tração 4×4 e câmbio automático (R$ 176.420).
Acrescenta bancos e volante revestidos em couro, sensor de chuva, para-brisa acústico, multimídia SYNC 3 com navegação, faróis automáticos, faróis com ajuste de altura, sistema de monitoramento individual de pressão dos pneus, retrovisores com piscas integrados e rebatimento elétrico, vidros elétricos com fechamento a um toque para os passageiros, faróis com projetor, espelho retrovisor eletrocrômico e para-sóis com espelho, iluminação, estribos laterais, vem com grade, faróis, retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro cromados.
Limited Motor 3.2 – Equipada com tração 4×4 e câmbio automático (R$ 188.990).
Acrescenta novos faróis baixos de xênon com luzes de rodagem diurna de LED e farol alto automático, chave com sensor de presença e botão de partida Ford Power, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de frenagem autônomo com detecção de pedestres, alerta de colisão, tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, além de travamento elétrico, rodas de 18 polegadas com acabamento em cinza perolizado e diamantado, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, sistema de personalização da luz ambiente com sete cores, rack de teto, santantônio exclusivo pintado na cor da carroceria e protetor de caçamba.
Jornalista viajou a convite da Ford