Por que o Chevrolet Onix é o carro mais vendido no país?

Alarme antifurto, ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica, câmbio manual de seis marchas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e bancos de tecido. Esses são os principais equipamentos da versão mais vendida, a LT, do Onix, o carro preferido pelos brasileiros. Pode ter motor 1.0 de 80 cv ou 1.4 de 106 cv, na segunda opção, o modelo vem equipado com central multimídia Mylink, na primeira, com rádio. Custam R$ 47.490 e R$ 54.590, respectivamente.

Nem as configurações, nem os preços fazem do Onix um carro substancialmente superior aos seus principais rivais, o Hyundai HB20 e o Ford Ka. Mas, enquanto o Onix vendeu 97.408 unidades, de janeiro a maio, o HB20 emplacou menos da metade, 44.848, e o Ka 42.249. Quais as principais razões para este feito?

1- Maior rede de concessionárias

Para começar esta conversa, é preciso ser justa. Não há fatores fortes que desabonem o Onix frente aos seus concorrentes, mas também não razões técnicas que justifiquem as braçadas à frente da concorrência. As questões são mercadológicas.

A Chevrolet tem a maior rede de concessionárias no país. São quase 550 revendas, que atendem a todo o Brasil. O que faz diferença, principalmente, para quem mora no interior dos estados e não quer ir até à capital fazer manutenção, por exemplo. Enquanto isso, a Hyundai possui apenas 209 lojas vendendo seus carros produzidos no país, HB20 e Creta. A Ford, que posiciona seu compacto em terceiro lugar no ranking dos mais vendidos, tem 317 lojas.

2- Sem concorrência interna

Em comum entre os três carros mais vendidos no país. está a ausência de concorrência interna para seus compactos. Diferentemente da Volkswagen – que possui Gol, Up e Polo – e da Renault – que possui Sandero e Kwid – concorrendo entre si pelo posto de carro mais vendido da montadora, os vencedores não têm “canibais” na família, ou seja, concorrentes da própria marca.

3- Estratégia de vendas

Esse mérito é todo da Chevrolet e de sua estratégia de vendas. É pesado o investimento em vendas diretas, por isso, é tão comum ver um Onix com a marca de uma empresa plotada em sua lataria. Os frotistas representam boa parte das mais de 97 mil unidades vendidas neste ano.

Liderança absoluta é característica brasileira

Com o sucesso da dupla Onix e Prisma – sedã mais vendido no país com 34.779 unidades comercializadas de janeiro a maio – a Chevrolet abocanha 19,10% do mercado de automóveis do Brasil; em segundo lugar, está a Volkswagen, com 14,67%, seguida da Renault (9,39%), da Hyundai (9,29%) e da Fiat (8,91%). Essa liderança absoluta não é tão comum em outros mercados. Uma das razões de alguns modelos penetrarem mais no mercado brasileiro, em detrimento de outros, é o incentivo que programas de governo dão para os carros fabricados aqui no Brasil. Isentos de alguns impostos, têm preços mais atrativos. Um excelente contraponto é o Chile.

O mercado chileno é muito pequeno, por isso, não produz carros desde 2008. É o país com mercado mais aberto da América Latina. A diversidade de modelos à disposição dos clientes é grande, sempre com condições iguais entre si. É claro que estas características influenciam o market share do mercado automotivo, que é muito mais repartido. Em 2018, a Chevrolet dominou 8,9% do mercado, bem próximo da Hyundai, com 8,7%, seguidas por Suzuki (8,1%), Kia (7,5%) e Nissan (6,3%).

 

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