Pajero Sport ganha tecnologias para justificar o preço
Modelo chega à terceira geração por R$ 265.990, com tecnologias como controle de descida e piloto automático adaptativo com frenagem autônoma
Cumprindo a missão dada pela Mitsubishi, o novo Pajero Sport combina luxo e tecnologia. Anunciada no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, a terceira geração do veículo custa R$ 265.990,00. É equipada com o mesmo motor Mivec 2.4 turbodiesel, em alumínio, da picape L200 Triton, e tem injeção direta de 190 cv de potência máxima e 43,9 kgfm de torque. Sem aparentar falta de fôlego, o câmbio automático de oito velocidades entrega boa performance.
Preparado para enfrentar percursos radicais, o SUV tem tração 4×4, que inclui o modo de tração integral, com a possibilidade de uso no asfalto. Também há a opção de utilizar somente a tração traseira, com 4×4 reduzida e com bloqueio de diferencial RD Lock. Ao selecionar o Off-Road Mode, as quatro opções são disponibilizadas para enfrentar variados tipos de terreno: Gravel (cascalho), Mud/Snow (lama/neve),Sand (areia) e Rock (pedra). Cada uma delas altera automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.
Desafios
Durante o teste drive, foi possível colocar o Pajero Sport em diversas situações desafiadoras. No trajeto, alguns trechos possuíam inclinações laterais, buracos de tamanhos variados, além de atoleiros com pouca aderência. E o carro enfrentou os obstáculos sem dificuldade. Ao testar o sistema de tração Super Select 4WD-II, dá para notar a facilidade para encontrar o melhor ajuste, por meio do seletor instalado no console central.
De forma prática, o modo 2H, com tração apenas na traseira, é usado em estradas e vias públicas. O 4H, no entanto, é indicado para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro. Já o modo 4HLc é ideal para terrenos acidentados, com superfícies de baixa aderência. Com o carro totalmente parado, em posição neutro, o 4LLc pode ser acionado em subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.
Entre os aspectos de destaque do veículo, vale realçar as novas tecnologias semiautônomas – que justificam o preço -, como o controle de descida (HDC), controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM) e aviso de ponto cego (BSW). No visual, rodas em liga leve 18” diamantada com pneus 265/60 R18. Os retrovisores externos elétricos são equipados com luzes indicadoras em LED.
A bordo
As dimensões do veículo são robustas: 4,78 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,80 metro de altura e 2,80 metros de entre-eixos. O raio de giro de 5,6 metros facilita as manobras. A capacidade do porta-malas é de 571 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, aumenta para 1.731 litros.
Na área interna, o design possui visual esportivo e funcional, com ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré e sensor de estacionamento. O banco dianteiro tem ajuste elétrico, e os traseiros podem ser rebatidos. O volante multifuncional possibilita diversos comandos à mão do motorista. Com sistema multimídia touch, é equipado com Apple Car Play e Android Auto, áudio streaming e conexão WiFi, que permite acesso ao Waze e Spotify.
Repórter viajou a convite da Mitsubishi