Mais vendido do Brasil, hatch ganha nova versão topo, mais tecnologia e ares esportivos
Foi com a responsabilidade de ser o carro mais vendido há 52 meses que a Chevrolet encarou o desafio de apresentar a segunda geração do Onix. E para quem pensa que em time que está ganhando não se mexe, depois de lançar o sedã, a montadora aumentou a aposta ao apresentar seu carro-chefe: o Onix hatch 2020 está maior, ganhou nova versão topo e traz mais tecnologia e segurança, além de um ar mais esportivo.
O Onix agora é uma marca global, e os veículos, fabricados em Gravataí (RS), são exportados para 40 países. Maior, o hatch compacto passou a medir 4,163m de comprimento, 23 cm mais que a primeira geração, que teve o visual renovado e continua sendo vendida como Joy.
Na largura, o aumento foi de 4,1 cm e o entre-eixos agora é de 2,55m, 2,3 cm a mais que o antecessor. Já o porta-malas diminuiu de 280 para 275 litros, mas a distribuição do espaço ficou melhor, comportando bagagens maiores.

A segunda geração também traz motores novos, de três cilindos, nas configurações 1.0 aspirado, de até 82 cv e 10,6 kgfm de torque a 4.000 rpm, e 1.0 turbo, com até 116 cv e torque de 16,8 kgfm a 2.000 rpm. O motor, segundo a montadora, é o mais econômico da categoria, fazendo 17 km/l na estrada, na gasolina. Há opções com câmbio manual e automático de seis marchas, com valores que partem de R$ 48.490 e chegam a R$ 72.990.
Assim como o sedã, o hatch vem com wi-fi nativo, com opções de planos de dados a partir de R$ 29,90. O carro também oferece central multimídia touch de 7 polegadas, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento semiautônomo, além de versões com partida do motor sem chaves. A lista de tecnologias inclui carregador sem fio para smartphones, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e lanternas de LED. Um novo app permite ainda ao motorista acessar o computador de bordo e iniciar a climatização da cabine a distância, até mesmo pelo smart watch.
O veículo também traz soluções de segurança de série em todas as versões, como seis airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e limitador de velocidade.

Teste
Testamos a versão Premier mais completa, que tem preço menor que a similar de seus concorrentes, HB20 Diamond Plus (R$ 77.990) e Polo Highline (R$ 83.510).
A nova calibração da suspensão e da direção elétrica e o entre-eixos mais curto dão agilidade em relação ao sedã, garantindo estabilidade nas curvas. Na estrada, não teve dificuldade de atingir sua potência a uma baixa rotação e também mostrou força nas retomadas, mesmo na versão automática, que apresentou suaves trocas de marcha.
Já o espaço interno e o acabamento mais simples atendem ao esperado para a categoria. A vantagem está nos equipamentos, como a central multimídia e assistentes de direção, que fazem parecer que você está em um carro mais sofisticado.