Novo Corolla: o que esperar do maior desafio da Toyota no Brasil

Sedã chega às concessionárias dia 12 de setembro e terá motorização híbrida e aspirada, enquanto concorrentes apostam no turbo
Já faz alguns anos que o Toyota Corolla nada de braçada na frente do segmento de sedãs médios do Brasil. O modelo foi o mais vendido no mundo em 2018, com 1.181.445 exemplares, no entanto, em muitos mercados é comercializado como um carro popular, de entrada. No país, custa entre R$ 79.990,00 e R$ 111.990,00, dependendo da versão. O sedã, no entanto, vai passar a ganhar uma nova geração no dia 3 de setembro, que encontrará concorrente mais preparados do que nunca. Um grande desafio para a montadora.
Entre os seus três principais concorrentes, Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta, o principal destaque é a opção de motor turbo.O primeiro tem duas opções de motores: 2.0 de 155 cv e 1.5 turbo de 173 cv. O Jetta também, o 1.4 turbo de 150 cv e o 2.0 turbo de 230 cv. O Cruze, por sua vez, vem com o 1.4 turbo de 153 cv em todas as versões. O Corolla, por outro lado, vai apostar em motorização híbrida para versão topo, que combinará, pela primeira vez, um propulsor flex aspirado com um elétrico, serão aproximadamente 125 cv. As outras configurações seguirão com o velho conhecido 2.0 aspirado, que será retrabalhado para atingir 160 cv de potência.

É aí que está o grande desafio da Toyota com o Corolla, já que a principal força do sedã está na mecânica confiável: vender a tecnologia híbrida enquanto todos os concorrentes apostam em versões mais potentes. E, nas versões mais básicas, continuar competitivo com um motor aspirado enquanto os rivais apostam no turbo, mais tecnológicos e econômicos.

Tecnologia
Além do motor, já sabemos que o Corolla virá mais tecnológico: terá piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de desvio de faixa e frenagem autônoma de emergência. A central multimídia será flutuante compatível com Android Auto e Apple Car Play. Funções que já estão presentes nos rivais.
Concorrência preparada
De olho na atualização do líder da categoria, o Cruze, além de retoque no visual, ganhou este mês novidades, como wi-fi na versão topo – com conexão à internet para até sete dispositivos simultaneamente e a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo -, nova geração do multimídia MyLink, sistema que identifica e memoriza as preferências do motorista no multimídia e sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.

O Civic também passou por reestilização neste mês. Aposentou o câmbio manual em todas as versões e ganhou uma nova de entrada. Além disso, todas as versões estão mais recheadas, ganharam equipamentos, como sensor de pressão nos pneus e acendimento automático dos faróis.
O Jetta teve a sua nova geração lançada em setembro do ano passado. Com dois motores turbo e muita tecnologia semiautônoma.