Jetta GTI: desempenho do Golf GTI com mais conforto e espaço

Modelo é equipado com motor 2.0 TSI, que gera 230 cv e atinge 250 km/h

Fim da contagem regressiva. O Volkswagen Jetta GLI já começa a ser vendido no Brasil nesta quinzena. Com tecnologia e performance surpreendentes, a sétima geração do sedã chega com o mesmo motor 2.0 TSI do Golf GTI, produzindo 230 cv entre 4.700 a 6.200 rpm e 35,7 kgfm entre 1.500 a 4.600 rpm. Além disso, possui o câmbio igual, automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Com valor inicial de R$ 144.990, o veículo que vem do México ainda é R$ 25 mil mais barato do que o hatch, sendo mais confortável e mais espaçoso.

Testamos o veículo e, ao pisar no acelerador, o sedã saiu com agilidade admirável, sendo até mais rápido do que o GTI também nas retomadas. Afinal, de acordo com as informações da fabricante, faz 0 a 100 km/h em 6,8 segundos (7,0 s no GTI), e alcança 250 km/h de máxima (238 km/h no hatch). Compete diretamente com o Honda Civic SI, com propulsor em alumínio 1.5l turbo 16V DOHC duplo VTC com 208 cv, que tem o custo inicial de R$ 164.900.

A sofisticação do design chama a atenção, já que não é um Jetta usual. Dá para notar que os para-choques foram delineados novamente. Os faróis full-LED têm Daytime Running Light (DRL), que facilita a visão do automóvel durante o dia.

Também tem uma grade frontal com um traço vermelho. A linha fica mais destacada nos carros da série que possuem tonalidades contrastantes e diferentes do que no modelo vermelho tornado. As outras cores são cinza puro (tom de lançamento), branco puro, prata pyrit, cinza platinum e preto mystic. A assinatura do GLI é diferente das versões com motor 1.4 turbo flex.

As proporções da linha do carro são equilibradas. São 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.680 mm de entre eixos. Em comparação com o porta-malas do Golf, de 338 litros, o sedã fica à frente com a capacidade de 510. O modelo agrada bastante nos retornos de suspensão, freios e direção. A opção GLI é a única do Jetta que leva suspensão independente nas quatro rodas, com melhora significativa do nível de estabilidade da direção.

Os freios também passam firmeza. Com a ampliação dos discos, há elevação da área de atrito. Na parte inferior do veículo, há o contorno de elementos escuros, e as rodas de 18 polegadas (pneus 225/45 R18) têm estilo dinâmico. Une esportividade e requinte do lado de dentro na forração do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos, além dos detalhes em vermelho. Com sofisticação, dá para criar um ambiente personalizado no interior do veículo com a iluminação ambiente de LED, que permite escolher entre dez opções de cores.

Quando o assunto é a segurança, o sedã tem seis air-bags e, também, o controle eletrônico de estabilidade (ESC), que evita a perda da direção nas curvas ou nas mudanças repentinas. Tem detector de fadiga, que analisa o comportamento do motorista, e assistente de partida em subidas.

A série contém ar-condicionado de duas zonas, mas não há saídas de ventilação para a segunda fila. Inclui ainda volante multifuncional com paddle-shift para trocas de marchas manuais e ajuste de altura e profundidade, bancos de couro com aquecimento e ventilação, retrovisor eletrocrômico, retrovisores laterais com ajuste elétrico e aquecimento, sensor de chuva, seletor de modo de condução, entre outros.

Já a central multimídia tem tela de 8 polegadas com GPS, sendo compatível com Android Auto e CarPlay. Outro destaque é o sistema de som Beats de 300 watts, e amplificador digital de oito canais. O som de alta fidelidade é fornecido por quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. Agrega ainda o Sistema Kessy, que abre o veículo por aproximação da chave e aciona o motor ao toque de um botão. Já no quesito das revisões, a fabricante oferece as três primeiras com custo zero, de 10 mil, 20 mil e 30 mil km.

Ficha técnica

Motor: 2.0, 16V, turbo, dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, comando duplo variável, injeção direta de gasolina

Potência: 230 cv a 4.700 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm

Câmbio: automático de dupla embreagem e seis marchas; tração dianteira.

Suspensão: indepentende McPherson (diant.) e Multilink (tras.).

Consumo: 9,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.

Jornalista viajou a convite da Volkswagen

 

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *