Ford Edge ST é carro de família, mas com esportividade

Versão 2019 do SUV ficou mais potente, motor 2.7 V6 GTDi Biturbo entrega 335 cv de potência e torque de 54,4 kgfm

O segmento de SUVs não para de crescer, especialmente no mercado brasileiro. É natural, portanto, que as montadoras invistam cada vez mais em lançamentos de modelos que tragam, além do já esperado espaço interno, ainda mais tecnologia e esportividade. Novidade chega por R$ 299 mil.

O mais novo representante nessa seara é o Ford Edge ST, que chega agora às lojas mais equipado. Importado do Canadá, o novo modelo, mais esportivo, substitui o Edge Titanium, de 2016. Para isso, a montadora adicionou itens de segurança, mudou o motor – agora com mais potência – e deixou o desenho mais moderno.

Uma das principais alterações no novo modelo está sob o capô. O Edge passa a usar o motor 2.7 V6 GTDi Biturbo. Com câmbio automático de oito marchas, o SUV entrega 335 cv de potência e torque de 54,4 kgfm.

Por fora, o modelo foi redesenhado para dar ares modernos e esportivos. Na frente, a grade colmeia traz a inscrição ST. O farol full LED afinalado e a saia lateral se juntam ao aplique de para-choque para ampliar o visual. Na traseira, há escapamento duplo integrado e luzes de LED com novo desenho que invadem a lateral. As rodas também subiram de patamar, e agora são de 21” com acabamento em preto, completando o aspecto esportivo.

Experiência

O Edge ST, como a própria Ford frisa, tem por objetivo atender ao consumidor que preza pelo espaço, como as famílias, mas ainda assim exige alta performance. E o resultado atende às expectativas. Na categoria, o modelo é o mais largo e um dos mais compridos, sobrando espaço para os passageiros. Além disso, traz um porta-malas de 602 litros, que pode abrir ou fechar pelo movimento dos pés. Os bancos traseiros são rebaixados ao apertar um botão.

Internamente, o novo Edge acomoda bem cinco passageiros. Os bancos possuem acabamento em couro. No caso do motorista, há ainda a opção de aquecer ou resfriar o assento, dando conforto extra durante a condução.

No encosto de cabeça, há duas telas de 8” com visão para os três passageiros, fones de ouvido e DVD integrado. Nelas, é possível conectar até um X-box e fazer o pareamento para a outra tela. Outra comodidade é o carregamento de celular sem fio, para aparelhos que possuem a tecnologia, claro!

Passageiros traseiros têm duas telas

A suspensão, que tem regulagem exclusiva e maior rigidez das molas, garante conforto aos ocupantes. Ela absorve bem os desníveis de terrenos acidentados, sem balançar demais, e com baixo ruído.

Quando exigimos mais do veículo, ele atende. Mas poderia ser melhor se não fossem as 2 toneladas de peso. Mas a potência adicional garante ao carro, segundo a Ford, variar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, o que é muito bom para um SUV tão grande. As trocas de marchas são imperceptíveis, em menos de 0,5 segundos.

Volantes em couro com o símbolo ST gravado e borboletas para quem gosta de passar manualmente as marchas completam o visual mais esportivo.

 

Segurança

Mas o Edge ST não é apenas um carrão para a família e para quem espera esportividade e desempenho de um SUV. A Ford também investiu em novas tecnologias e segurança.

Além de farol automático, monitoramento de ponto cego, câmera de ré e sistema de permanência em faixa, o novo modelo traz um auxiliar de manobras evasivas e o piloto automático adaptativo com Stop & Go. Com esses itens, o carro ficou ainda mais inteligente para evitar acidentes. O modelo anterior já freava quando percebia algum obstáculo (carro ou pedestre, por exemplo) que oferecia riscos de colisão. Agora, o carro diminui a velocidade e chega a parar. Se o veículo da frente voltar a se movimentar, o Edge ST liga e anda novamente.

Como se isso não bastasse, o SUV estaciona sozinho, pode ser ligado à distância e refrigera o interior até o motorista chegar.

O gigante da Ford é rival de modelos de marcas premium, como BMW X3, Mercedes-Benz GLC, Jaguar F-Pace e Jeep Grand Cherokee, mas é a escolha, principalmente, de quem mora longe de grandes centros, onde estão as concessionárias de marcas deste porte, já que rede da Ford está mais presente no interior do país.

O jornalista viajou a convite da Ford

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *