Fim da espera: Novo Corolla chega recheado de novidades

Com design inédito, o novo Corolla ganha versão híbrida flex
Após o burburinho dos últimos meses, finalmente, a Toyota apresentou a 12ª geração do Corolla, que chega ao mercado com dois tipos de motores. O modelo híbrido flex é a grande novidade da japonesa, sendo a primeira a fabricar e comercializar um carro com essa tecnologia. O carro mais vendido no mundo e sedã médio mais vendido no Brasil, chega ao Espírito Santo a partir do dia 12 de setembro, com preço inicial de R$ 99.990.
MOTORIZAÇÃO
Testamos no Guarujá, em São Paulo, a versão XEi preferida do público, que custa R$ 109.990, com o novo propulsor a combustão flex 2.0L Dynamic Force. É a mesma motorização dos modelos de entrada GLi e do topo de linha Altis, que custa R$ 124.990. Possui o rendimento de até 177 cv de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm.

Ao pisar no acelerador, dá a sensação de que falta torque na partida, já que ele chega ao seu auge a 4.400 giros. As retomadas, por outro lado, são melhores, comparadas à geração anterior, estando 15% mais potente. Com engrenagens direct shift, o novo câmbio CVT do Corolla faz a simulação de dez marchas. Tudo isso com a ideia de ser mais ágil nas acelerações, melhorando a aceleração em primeira marcha. Também há borboletas para trocas manuais atrás do volante, para quem prefere uma condução mais esportiva.
Outro fator inédito é que a suspensão traseira fica independente nas quatro rodas. A mudança deixou o sedã mais estável, obedecendo às ordens do motorista nas curvas mais desafiadoras.
HÍBRIDO
Ao entrar no modelo híbrido, já ligado durante o test drive, a falta de barulho na cabine chamou a atenção. Parecia até que ele ainda não estava em funcionamento. Também foi esperto nas arrancadas. O veículo comporta dois motores elétricos de 72cv de potência e 16,6 kgfm de torque, alimentados por uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, instalada embaixo do banco traseiro. Também tem um motor a combustão 1.8l, que entrega até 101 cv de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. O Corolla híbrido não conta com o paddle shift no volante. Sobre o consumo, dados do Inmetro apontam que o automóvel faz com etanol a média de 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Alimentado com gasolina, as médias são de 14,5 km/l e de 16,3 km/l.

EQUIPAMENTOS
Desde a versão de entrada GLi, vem equipado com ar-condicionado manual, direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução e central multimídia flutuante de 8”, que agora é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e SDL. Além disso, tem sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, dentre outros.
A versão XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), partida por botão, faróis de neblina dianteiros em LED e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Já a versão Altis 2.0L Dynamic Force tem faróis dianteiros em LED e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistema de alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual. O pacote premium é item de série nessa versão, e tem teto solar elétrico, limpador do para-brisa com sensor de chuva e faróis, ar-condicionado automático dual zone, banco do motorista com regulagem elétrica, espelhos retrovisores externos eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo.
Na versão híbrida, o Altis vem com painel de instrumentos com tela TFT de 7” digital e colorida com computador de bordo e, como opcional, o pacote premium descrito acima.
Repórter viajou a convite da Toyota