Família HR-V está completa com a volta da versão Touring
Versão tem motor 1.5 turbo, novos equipamentos e custa R$ 139.900, R$ 28 mil a mais que a EXL
A principal novidade da linha 2020 da família HR-V da Honda, que passou por uma reestilização, é justamente a chegada da versão Touring, que agora compõe o nicho dos SUVs compactos com motor turbo. R$ 139.900 é o preço sugerido para a versão Touring. Os outros modelos custam a partir de R$ 94.400 (LX); R$ 101.700 (EX) e R$ 111.900 (EXL).
Entre as novidades, estão um novo pacote de equipamentos para esta versão mais completona, que inclui farol full LED, sensor de chuva, smart key, botão de partida, grade frontal em black piano, câmera no retrovisor, logotipo “turbo” na traseira, escapamento duplo em inox e teto solar panorâmico pela primeira vez.
Sob o capô, o novo motor 1.5 turbo entrega 173 cavalos de potência, com injeção direta e transmissão CVT e paddle shift. É, com certeza, um dos destaques da versão.
É no volante que o motorista pode sentir toda a desenvoltura do Touring. Com a motorização mais forte e afiada, o carro não deixa a desejar nas acelerações e retomadas. A resposta é rápida. Mesmo com o turbo, a montadora trabalhou pesado na acústica. O barulho passa quase despercebido dentro da cabine.
Em nosso teste, com percurso de 260 km entre trecho urbano e rodoviário, o consumo também chamou a atenção, alcançando média de 11,4 km/l.
Com um novo conjunto de molas, o SUV absorve bem os impactos de terrenos mais acidentados, graças à melhoria na suspensão, que foi recalibrada.
Ainda a bordo do crossover mais apimentado da família, o condutor se depara com conforto. Os bancos foram redesenhados. Apesar de ter bom espaço interno para os passageiros, o carro perdeu porta-malas. No Touring, há apenas 393 litros de capacidade, ante os 437 litros das outras versões.
O acabamento interno traz detalhes interessantes, como costura dupla do revestimento e, no painel, opção de cor cinza claro. A central multimídia traz tela de 7” com GPS integrado. Mesmo em sua versão Touring, o ar-condicionado é apenas digital, sem ao menos um dual zone. Outro ponto que merecia atenção da Honda é o painel de instrumentos, ainda sem velocímetro digital, por exemplo.
No quesito segurança, o SUV completão da Honda tem seis air bags (começa com dois na versão LX). Ele aposta na câmera no retrovisor (lane watch) para ampliar a visibilidade na direção. Quando o motorista liga a seta para mudar de faixa, ela mostra na tela da central multimídia se há carros ou obstáculos ao lado.
Trocando em miúdos, o HR-V Touring aposta em praticidade e versatilidade para continuar entre os líderes de vendas no segmento. O modelo agrega características diversas, como de cupê (que aparece nas linhas do design externo), de minivan (pelo acesso ao porta-malas e espaço para passageiros) e de SUV propriamente dito (ressaltado na altura e modos de direção). O resultado é um carro divertido, que promete performance e um toque de sofisticação.
Jornalista viajou a convite da Honda