Disputa de hatches: é melhor escolher o Onix ou o Hb20?

Os dois modelos mais vendidos do país ganharam novas gerações mais modernas e equipadas. Saiba o que levar em consideração na hora da compra

Os dois veículos mais vendidos no Brasil, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, respectivamente, foram atualizados no último mês. E a pergunta que não quer calar: qual é a melhor opção de hatch compacto?

No design, os rivais seguiram caminhos diferentes. Enquanto a Hyundai apostou na ousadia, e acabou dividindo opiniões com seu novo visual, a Chevrolet foi mais conservadora em sua mudança, e fez uma aposta praticamente unânime.

O Onix chega às lojas em novembro com duas opções de motores: 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm de torque e 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O principal destaque no quesito desempenho é o consumo do motor turbo, que faz 13,7km/l na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina.
O HB20, que já está à venda, tem três opções: 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, 1.6 de 130 cv e 16,5 kgfm de torque e 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm. O ponto forte do motor turbo é que o torque máximo é liberado já a 1.500 rpm, o que deixa o modelo muito ágil e em vantagem nas ultrapassagens.

No quesito espaço interno e conforto, ambos subiram de padrão. Um ponto positivo do HB20 é que o interior pode ser marrom, o que dá um tom a mais de sofisticação. No entanto, para quem viaja atrás, as pernas ficam bem próximas aos bancos dianteiros. Há mais espaço no concorrente americano.

Quando se fala em custo-benefício o Chevrolet também ganha pontos, mas é preciso fazer algumas análises. A versão de entrada, o Onix 1.0, vem equipada com seis air bags, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa por R$ 48.490. Um pacote bem interessante. Por R$ 51.590, já vem na plataforma nova e com central multimídia.

Por R$ 62.890, é equipado com motor turbo, câmbio automático, abertura de porta e partida de motor sem chave e piloto automático.

O coreano, por sua vez, parte de R$ 46.490 com quatro air bags, direção elétrica e painel de instrumentos analógico. Começa a ter controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa na versão Evolution, que custa R$ 53.790.

Mas a melhor parte é que há itens bem interessantes, como frenagem autônoma, monitoramento de pressão de pneus e alerta de saída de faixa na topo de linha, por R$ 77.990.

Conclusão

Na briga de compactos, não há um vencedor com braçadas de vantagens quando o assunto é qualidade. Mas é seguro que ambos estão à frente de Ford Ka e Renault Sandero, principais concorrentes.

Apesar de o Onix vender o dobro (de janeiro a setembro deste ano vendeu 179.391 contra 77.529 unidades emplacadas do rival), o HB20 é pouco comercializado para frotistas, por isso os números são tão discrepantes.

Além disso, a fábrica da Hyundai no Brasil já trabalha com capacidade máxima de produção, em três turnos, o que significa que não é intenção da montadora coreana aumentar o número de vendas, apenas manter o bom desempenho, isso também garante um pouco mais de exclusividade a quem escolher o hatch coreano.

Confira as versões de cada hacth:

HB20

SENSE 1.0 manual  (R$ 46.490)

Direção elétrica, controle de áudio e bluetooth no volante e painel de instrumentos analógico

VISION 1.0 manual (R$ 50.490)

Acrescenta calotas de aro 15, retrovisores elétricos, multimídia, chave canivete, alarme, vidros elétricos nas quatro portas e “um toque” para o motorista

EVOLUTION 1.0 manual (R$ 53.790)

Acrescenta rodas de liga leve aro 15, quatro vidros elétricos com “um toque”, USB para carregamento rápido, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ajuste de altura e profundidade no volante, ar-condicionado com mostrador digital e painel de instrumentos semidigital

VISION 1.6 manual (R$ 57.990)

Equipamentos da Vision 1.0

VISION 1.6 automático (R$ 62.790)

Acrescenta piloto automático, limitador de velocidade e apoio de braço para motorista

EVOLUTION 1.0 turbo automático (R$ 67.190)

Acrescenta antena tipo barbatana e faróis de neblina

DIAMOND 1.0 turbo automático (R$ 73.590)

Acrescenta air bags laterais, câmera de ré, retrovisor rebatível eletricamente, chave com sensor de presença para abertura de portas, partida por botão, faróis com projetor e acendimento automático, bancos traseiros repartidos, borboletas para trocas manuais e start/stop

DIAMOND 1.0 turbo PLUS automático (R$ 77.990)
Acrescenta bancos de couro, sistema de alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão de pneus

LAUNCH EDITION 1.6 automático (R$ 69.900) – somente para lançamento

Air bags laterais, faróis com projetor e acendimento automático, bancos traseiros repartidos, câmera de ré, chave com sensor de presença para abertura de portas, partida por botão e retrovisor eletricamente rebatível

ONIX

Onix 1.0 manual  (R$ 48.490)
Seis air bags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, entradas USB dianteira e traseira, aviso sonoro do cinto de segurança, cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos, sistema de fixação de cadeiras para crianças (“Isofix e Top Tether”), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, computador de bordo, Rádio AM/FM stereo, MP3/WMA player, Bluetooth e entrada USB, desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro e Direção Elétrica Progressiva

Onix LT 1.0 manual (R$ 51.590)
Acrescenta central multimídia MyLink

Onix LT1 1.0 manual  (R$ 53.790)
Acrescenta abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador sem fio para smartphones

Onix LT3 1.0 manual (R$ 55.590)
Acrescenta faróis de neblina e rodas de liga leve aro 15″

Onix 1.0 Turbo automático (R$ 55.590)
Mesmo equipamentos da Onix 1.0 manual

Onix 1.0 LT Turbo manual (R$ 57.590)
Acrescenta faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, OnStar
e WiFi a bordo

Onix LT 1.0 Turbo automático (R$ 62.890)
Acrescenta controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento premium e câmbio automático de seis marchas

Onix LTZ 1.0 Turbo manual (R$ 60.990)
Acrescenta abertura de porta e partida sem chave,  acendimento automático dos faróis câmera de ré e carregador sem fio para smartphones

Onix LTZ 1.0 Turbo automático  (R$ 66.290)
Acrescenta controle de velocidade de cruzeiro, volante com revestimento premium e transmissão automática de seis marchas

Onix Premier 1 1.0 Turbo automático (R$ 69.990)
Rodas de liga leve aro 16″,  faróis com projetores, luzes de posição e lanternas de led e bancos parcialmente revestidos de material tipo couro

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *