Disputa das grandes: montadoras preparam 12 novas picapes até 2021

Novidades vão de novas versões e atualizações até modelos inéditos

No passado, as picapes eram vistas exclusivamente como instrumento de trabalho. Um veículo, na maioria dos casos, desconfortável e com muito espaço para carga. Com a evolução, os modelos foram ficando mais tecnológicos e com um interior semelhante ao de um carro de passeio, atraindo muitos admiradores, até mesmo os que dirigem apenas em trânsito urbano. O resultado foi um crescimento considerável no segmento, por isso, diversas montadoras estão correndo para atualizar ou lançar os seus modelos. Até 2021, estão previstas 12 novidades na categoria.

As picapes são enquadradas no segmento de comerciais leves, que também inclui os furgões. A divisão cresceu 16% em 2018, número semelhante aos dos últimos três anos, segundo dados da Fenabrave, a Federação das Concessionárias. Para 2019, é esperado um crescimento na faixa do ano anterior. Dentro do segmento, em 2014, as picapes pequenas – com menos tecnologia e mais voltadas para trabalho – eram responsáveis por 51,05% das vendas. Em 2018, as grandes dominaram, com 54,29% de participação.

Estes dados, obviamente, animam as montadoras e fazem as picapes ganharem força no radar. Algumas marcas mudam o visual para enfrentar a concorrência, que promete novidades em 2019. Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Renault, Ford, JAC, Toyota e Volkswagen são algumas gigantes que deram partida na disputa.

Vem por aí

Criada como conceito, a Ford Ranger Storm valoriza a vocação off-road da picape. Possui motor 3.2 diesel de 200 cv e câmbio automático de seis marchas. A pintura mescla duas cores, ao unir grafismos e elementos como alargadores de para-lama, para-choques off-road, rack de teto, snorkel, estribos laterais tipo plataforma e capota marítima. A previsão é que chegue ao mercado no fim de 2019.

Também esperada para o fim deste ano, a Mercedes-Benz Classe X provavelmente incluirá a escolha de três opções de motores, movidos por combustível fóssil: versão de entrada com Pure X220d, com 163 cv de potência e 40 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de sete marchas; a intermediária Progressive X250d, com o motor 2.3, potência de 190 cv e torque de 45 kgfm, com a mesma transmissão de sete velocidades; e a topo de linha com o Power X350d, que terá o 3.0 V6 turbo de 258 cv e 56 kgfm. Apesar da promessa para este ano, é possível que a Classe X atrase um pouco mais, pois a Mercedes-Benz desistiu de produzi-la na Argentina, como estava previsto.

Mercedes-Benz Classe X – prometida pela montadora, ainda não tem data de chegada

 

 

A L200 Triton Sport passará por uma atualização. Vai ter a frente remodelada, de acordo com o novo padrão da Mitsubishi Motors, apresentado no Eclipse Cross. Além disso, vai adotar um novo modo off road, que ajusta automaticamente o conjunto mecânico, conforme o tipo de piso (cascalho, lama/neve, areia e pedra). O controle de descida também é outra novidade. O motor segue o mesmo: o MIVEC 2.4L turbo diesel em alumínio com 190 cv de potência e 43,9kgfm de torque.

L200 Triton Sport vai passar por atualizações

Apresentada no Salão de São Paulo, no ano passado, Alaskan, da Renault, pode chegar ao mercado brasileiro, mas sem data prevista. Equipada com motor 2.3 turbodiesel com dois níveis de potência, de 160 cv e 190 cv. Dados de fábrica revelam aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e máxima de 160 km/h.

A Tarok, da Volkswagen, é outra opção com lançamento previsto para até o fim de 2019, que deve aparecer com o motor 1.4 TSI de 150 cv, combinado ao sistema de tração integral 4Motion. Já a nova picape da Fiat, tratada pelo nome-código 281, tem previsão para sair somente em 2020.

Volkswagen Tarok tem lançamento previsto para até o fim de 2019
Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *