Conheça todos os detalhes do novo Hyundai HB20

Montadora coreana incrementa modelo para competir com carros mais caros. Valores variam de  R$ 46.490 e R$ 81.290

Depois de meses gerando expectativa, a Hyundai, enfim, apresenta a segunda geração da família HB20. A versão topo chega bem recheada e com a função de concorrer com carros, até então, de segmentos superiores. Tudo isso sem deixar de lado a satisfação de quem busca um modelo de entrada, seu principal público. Entre versões hatch, sedã e trail, os preços variam de R$ 46.490 e R$ 81.290.

O que chama atenção de cara, obviamente, é o novo design. Consideradas “polêmicas”, nas primeiras imagens divulgadas, por muitos jornalistas, inclusive eu, as linhas parecem mais suaves pessoalmente. A grade frontal – que é diferente em cada tipo de carroceria (hatch, sedã e trail), os faróis e as lanternas estão com arestas para chamativas. São linhas ousadas, o que é natural para um nova geração, já que o design do carro deve permanecer atual, pelo menos, pelos próximos 7 anos.

Novo HB20 chega com design polêmico

O HB20 chega com três opções de motores nas versões hatch e sedã. As versões de entrada são equipadas com o 1.0l aspirado de 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque a 4.500 rpm, sempre com câmbio manual de cinco velocidades, o 1.6l aspirado de 130 cv e 16,5 kgfm a 4.500 rpm, que pode ser combinado com câmbio manual ou automático, e o inédito três cilindros 1.0l Turbo GDI que entrega 120 cv com 17,5 kgfm a apenas o 1.500 rpm, sempre combinado com o câmbio automático de seis velocidades. Para o HB20X, o aventureiro, somente a opção 1.6 aspirada se aplica. O tanquinho de gasolina foi substituído por um sistema de partida a frio.

HB20X tanquinho de gasolina foi substituído por um sistema de partida a frio.

O HB20S chega às lojas em novembro e com um público-alvo extra: quem busca sedãs compactos premium, como Volkswagen Virtus e Toyota Yaris.

Para isso, o design do sedã está mais caprichado. O principal destaque é a “caída” da traseira, que tem um estilo “fastback”, que retira a sensação de ter só acrescentado um porta-malas maior em um hatch. O bagageiro, aliás, está maior: subiu de 450 para 475 litros.

O interior agora é no tom de cinza, novidade para a categoria. Os bancos podem ser em cinza claro, escuro e ainda ter uma linha com pegada esportiva no centro, dependendo da versão. A mudança deu uma pegada mais sofisticada ao carro, fugindo do preto. De resto, é bem parecido com o hatch.

HB20S chega com interior cinza

O sedã está 3 cm mais comprido, 4 cm mais largo e com 3 cm a mais de entre-eixos, o que reflete levemente no espaço interno.

Experiência

Testamos a versão topo de linha Diamond Plus, com o novo motor turbo, que custa R$ 77.990. Para o hatch, agora é possível escolher entre interior preto ou marrom, como o que testamos. A nova cor, a central multimídia flutuante, o mostrador digital do ar-condicionado e do novo quadro de instrumentos parcialmente digital (não regula a temperatura automaticamente) deram a impressão de estar em um modelo mais sofisticado. Como esperado, o acabamento é em plástico rígido, mas bem encaixado e agradável.

O modelo ganhou 3 cm de entre eixos e também passou por mudanças que garantiram mais 4,7 cm de espaço para as pernas no banco traseiro. Agora, cinco pessoas viajam com conforto.

Outro destaque é a melhora da suspensão. O HB20 passou com tranquilidade no asfalto castigado da região de Canavieiras, no Sul da Bahia, onde fizemos o teste. Também se mostrou bem estável nas curvas mais sinuosas do campo de testes. O modelo é equipado com controle de tração e estabilidade. A transmissão elétrica – antes disponível só na versão X -, agora é de série.

O motor 1.0 turbo, com torque máximo de 17,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm, associado ao câmbio automático de seis velocidades com trocas suaves, garante prazer ao dirigir. As respostas às aceleradas são rápidas, e o câmbio reduz a marcha com tranquilidade quando solicitado. O consumo é de 11,8 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada, com gasolina. Inferior ao do concorrente direto, o Onix, que chega a 17 km/l na estrada com gasolina.

A versão que testamos concorre com carros de segmentos superiores, como Toyota Yaris, Honda City e Volkswagen Virtus. Para tanto, a Hyundai apostou na lista de equipamentos, como controle de velocidade de cruzeiro, controles de tração e estabilidade, acesso e partida por chave presencial, alerta de mudança de faixa (sem correção de trajetória) e frenagem automática de emergência, que funciona entre 5 e 50 km/h, e pode evitar colisões com outros veículos e pedestres.

O resultado é positivo em relação à geração anterior, mas não dá ao HB20 uma vantagem clara quando comparado com o Onix. Mas garante uma briga boa pela preferência do consumidor.

Principais equipamentos

Hatch

SENSE 1.0 manual  (R$ 46.490)

Direção elétrica, controle de áudio e bluetooth no volante e painel de instrumentos analógico

VISION 1.0 manual (R$ 50.490)

Acrescenta calotas de aro 15, retrovisores elétricos, multimídia, chave canivete, alarme, vidros elétricos nas quatro portas e “um toque” para o motorista

EVOLUTION 1.0 manual (R$ 53.790)

Acrescenta rodas de liga leve aro 15, quatro vidros elétricos com “um toque”, USB para carregamento rápido, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ajuste de altura e profundidade no volante, ar-condicionado com mostrador digital e painel de instrumentos semidigital

VISION 1.6 manual (R$ 57.990)

Equipamentos da Vision 1.0

VISION 1.6 automático (R$ 62.790)

Acrescenta piloto automático, limitador de velocidade e apoio de braço para motorista

EVOLUTION 1.0 turbo automático (R$ 67.190)

Acrescenta antena tipo barbatana e faróis de neblina

DIAMOND 1.0 turbo automático (R$ 73.590)

Acrescenta air bags laterais, câmera de ré, retrovisor rebatível eletricamente, chave com sensor de presença para abertura de portas, partida por botão, faróis com projetor e acendimento automático, bancos traseiros repartidos, borboletas para trocas manuais e start/stop

DIAMOND 1.0 turbo PLUS automático (R$ 77.990)
Acrescenta bancos de couro, sistema de alerta e frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento de pressão de pneus

LAUNCH EDITION 1.6 automático (R$ 69.900) – somente para lançamento

Air bags laterais, faróis com projetor e acendimento automático, bancos traseiros repartidos, câmera de ré, chave com sensor de presença para abertura de portas, partida por botão e retrovisor eletricamente rebatível

Sedã

VISION 1.0 manual (R$ 55.390)

Direção elétrica, ar-condicionado, multimídia, alarme, vidros elétricos com “um toque” para o motorista, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete, calotas de 15 e retrovisores elétricos

EVOLUTION 1.0 manual (R$ 58.390)
Equipamentos da Evolution 1.0 hatch

VISION 1.6 manual (R$ 62.590)
Equipamentos da Vision 1.0

VISION 1.6 automático (R$ 67.390)

Equipamentos da Vision 1.6 automática hatch

EVOLUTION 1.0 turbo automático (R$ 71.790)

Equipamentos da Evolution 1.0 turbo hatch

DIAMOND 1.0 turbo automático (R$ 76.890)

Equipamentos da Diamond hatch

DIAMOND 1.0 turbo PLUS automático (R$ 81.290)

Equipamentos da Diamond Plus hatch

Trail

Vision 1.6 manual (R$ 62.990)

Rodas de liga-leve aro 16, multimídia com USB de carregamento rápido, ar-condicionado com mostrador digital, painel de instrumentos semidigital, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, volante com ajuste de altura e profundidade e faróis de neblina

Vision 1.6 automático (R$ 67.890)

Acrescenta piloto automático e limitador de velocidade

Evolution 1.6 automático (R$ 69.890)

Acrescenta quatro vidros elétricos com “um toque” e antena tipo barbatana

Diamond 1.6 automático (R$ 75.190)

Acrescenta air bags laterais, partida por botão, acendimento automático dos faróis, faróis com projetor, borboletas para trocas de marchas, retrovisor rebatível eletricamente, chave com sensor de presença, câmera de ré, start/stop e bancos traseiros repartidos

Diamond Plus 1.6 automático (R$ 79.590)

Acrescenta bancos de couro, sistema anticolisão (alerta e frenagem autônomo), alerta de mudança de faixa e sistema de monitoramento dos pneus

Viagem a convite da Hyundai

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