Seu carro fala: saiba como identificar problemas no veículo

É preciso estar atento quando uma luz no painel acende ou surge um ruído diferente

Pode ser uma luz do painel que acende de repente, um ruído constante que incomoda ou um som diferente ao virar o volante. O fato é que os carros costumam apresentar sinais e dar avisos de que há algo errado, como se estivessem “falando” com o proprietário, para não deixá-lo na mão.

Especialistas explicam que é preciso ficar atento a esses sinais e fazer as manutenções necessárias, antes que os problemas se tornem mais graves.

Quando a luz amarela acende, por exemplo, pode indicar falhas no sistema de freios ABS e danos no sistema de injeção eletrônica. Já a luz vermelha pode indicar baixo nível do fluido de freio ou falha no alternador, entre outros. Sons contínuos também devem ser investigados, pois, geralmente, indicam problemas de compressor ou rolamento.

O gerente de pós-vendas da Land Vitória, Alziro Stein, afirma que essas situações podem ser facilmente evitadas, caso o motorista tenha atenção no dia a dia.

“Identificar o momento em que é necessário realizar a manutenção do carro é importante em vários quesitos: segurança, conforto, economia de combustível e prolongamento da vida útil dos componentes. Para saber se está na hora certa, basta prestar atenção e identificar os sinais que o seu próprio veículo dá. É só você imaginar que o carro está ‘falando’ com você”, disse.

O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa-ES) e diretor da Casa do Silencioso, Eduardo Dalla Moura do Carmo, explica que é fundamental manter as revisões em dia e agir ao primeiro sinal. “Nos carros mais modernos, diminuiu muito a necessidade de manutenção, mas ainda é preciso ficar atento, pois há muitos componentes eletrônicos que podem apresentar falhas. Atualmente, há scanner e diagnóstico computadorizado que detectam precisamente onde está o problema”, observa.

Além de manter as revisões periódicas em dia, o gerente de pós-venda da Vitória Motors Jeep, Flávio Reis, ressalta que há produtos que auxiliam nos cuidados com o veículo, como lubrificantes e hidratantes para couro dos bancos do carro.

“Ficar atento aos sinais do carro e manter as revisões em dia evita gasto extra. Fazer o rodízio de pneus e alinhamento também é importante para não ter prejuízo”, afirma.

Quando algo está errado

1 – Luz amarela

Acesa no painel é uma advertência, um alerta de que algo não vai bem. Pode indicar falhas no sistema de freios ABS, controle de estabilidade desligado ou avariado e problemas nos sistemas direção assistida ou de injeção eletrônica. Também pode representar pressão dos pneus abaixo do recomendado ou nível de combustível na reserva.

2 – Luz vermelha

É sinal de problema sério e que pode fazer com que o veículo te deixe na mão. Pode representar baixa pressão do óleo, bateria sem carga, falha no sistema de airbag, baixo nível do fluido de freio, falha no alternador ou temperatura elevada do líquido de arrefecimento. Também é disparada caso o motorista esteja sem o cinto de segurança ou uma das portas esteja aberta.

3 – Som contínuo

Parecido com o de um aspirador de pó, pode surgir em diferentes casos. Com o ar-condicionado ligado, pode ser problema no compressor. Já se ele surge quando o carro está acima de 40 km/h, pode indicar problemas de rolamento. Quando ruído aparece ao girar todo o volante, a causa pode ser a bomba da direção hidráulica.

4 – Ranger agudo

Ao ouvir quando pisar no freio, significa que as pastilhas estão desgastadas e é hora de trocá-las. Se está sentindo o pedal tremer, deve trocar também os discos.

5 – Pneus cantando

O barulho quando ocorre ao fazer curvas em baixa velocidade, com dificuldade de manter o veículo em linha reta, significa que é necessário fazer o alinhamento de rodas. Esse problema provoca o desgaste dos pneus e o aumento do consumo de combustível.

6 – Desgaste irregular do pneu

Indica falta de alinhamento ou problema de suspensão.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *