Classe E 300 Exclusive: o luxo de “descansar” enquanto dirige

Classe E 300 tem design de Mercedes clássico, mas estaciona sozinho e até “enfrenta” o trânsito sem a atenção total do motorista

Quando se fala em “Mercedes-Benz”, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Talvez sua resposta seja igual à minha: um sedã com uma frente longa que ostenta uma estrela suspensa no centro do capô. Sim, o carro que sempre veio ao meu imaginário é facilmente materializado em um Classe E. Testamos o modelo que foi destaque da marca alemã em salões do automóvel mundo afora por suas tecnologias.

Modelo tem 540 litros de porta-malas

A versão testada foi a E 300 Exclusive, equipada com motor 2.0 turbo com quatro cilindros em linha com injeção direta de combustível. Ele entrega 248 cv de potência a 5.500 giros e 37,7 kgfm de torque já a 1.300 giros, o que garante respostas rápidas aos movimentos do motorista nos pedais. É acoplado a um câmbio automático de nove marchas, que também tem um papel importante no bom desempenho do carro. Nessa configuração, custa R$ 372.900.

O modelo é bem grande, são 4,92m de comprimento, 1,85m de largura, 1,46m de altura e 2,93m de entre-eixos, que reflete em espaço de sobra para todos os passageiros. Por conta da frente generosa, a estrela suspensa deixa de ser só um detalhe no design para ser uma referência para o motorista. Assim, fica mais fácil calcular o espaço entre o veículo da frente e fazer baliza, por exemplo. Essa última atividade, aliás, o condutor só faz se quiser: o E 300 é equipado com um assistente de estacionamento que procura vagas e encaixa o carro, sozinho. O motorista aciona o sistema por meio de um botão no console central e, após identificar um espaço que caiba o carro – na vertical ou na horizontal –, age por conta própria. O motorista, então, solta as mãos do volante e tira os pés do pedal.

Multimídia é controlado por meio de um touchpad no console central

Piloto automático

Outra atividade que o E 300 pode fazer para você é controlar a velocidade durante o “anda e para” do trânsito. Um botão no volante aciona o controle de cruzeiro adaptativo, então, o Mercedes-Benz passa a seguir o veículo da frente, acelerando e freando, quando necessário, inclusive em curvas.
Além de dar um “descanso” ao motorista das tarefas mais chatas, as tecnologias garantem segurança. O modelo é capaz de frear para pedestres e para outros obstáculos, inclusive em cruzamentos, reconhecer sinalizações da via, assumir a direção em manobras evasivas e evitar mudanças de faixa involuntárias.

Interior branco com detalhes em madeira é um charme a parte

Além de tecnologias sofisticadas, o sedã tem vários pontos de requinte, que justificam o seu preço. No interior, há detalhes do acabamento em madeira com alto brilho, o quadro de instrumentos digital integrado à tela da central multimídia e as quatro saídas de ar no centro do painel presentes no “irmãos” mais caros, como o Classe S. O ar-condicionado é trizone _o motorista, carona e passageiros do banco de trás podem escolher a temperatura separadamente.

Controlar o sistema de entretenimento não é tão simples já que os comandos são feitos apenas por meio de um touchpad no console, não direto da tela. Outro detalhe interessante é que é possível escolher a cor da iluminação interna.

Interior também pode ser preto. As luzes de iluminação interna são ajustáveis, é possível escolher entre diversas opções de cores

Desempenho

Com tanto mimos, o leitor deve estar se perguntando “ok, mas o carro anda bem?”. A reposta é sim. Com torque máximo liberado em baixíssimas rotações, ele está sempre esperto. Além disso, as nove marchas com possibilidade de trocas manuais atrás do volante ajudam a deixar a direção mais esportiva. O motorista ainda pode escolher entre os modos de condução “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Individual” e “Eco”, que mudam detalhes da suspensão, câmbio e aceleração.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *