Chery lança o Arrizo 5e, primeiro sedã elétrico do Brasil

Com revisões mais baratas que as da versão flex, modelo começa a ser vendido para pessoa física em janeiro de 2020, por R$ 159.900
A Caoa Chery inicia sua estratégia de eletrificação no mercado brasileiro com o lançamento do Arrizo 5e, o primeiro sedã elétrico oferecido no país. O modelo é o único carro produzido em série no Brasil a dispor de uma versão elétrica. Importado da China, o sedã começará a ser vendido em janeiro de 2020 , por R$ 159.900, em lojas específicas – até lá, ele estará disponível apenas para pessoas jurídicas, como frotistas e locadoras.

Destaque da Chery no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2018, o Arrizo 5e traz baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh. Com isso sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma INMETRO – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery) que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.
O tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até oito horas em sistema Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos.

A potência do Arrizo 5e é de 90 kW, equivalente a 122 cv. O torque é de 28,1 kgfm. Como comparação a versão do Arrizo 5 com motor a combustão, 1,5 l turbo Flex, tem 150 cv e/ 19,4 kgfm, respectivamente. A velocidade máxima é de 152 km/h. Segundo a marca, o pacote de revisões até 60 mil quilômetros é de R$ 2.257 – preço 30% inferior ao cobrado pelo Arrizo flex. O valor também fica abaixo do sugerido para as manutenções do Nissan Leaf, R$ 2.404.
O Arrizo 5e tem 4,54 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,65 m de entre eixos. O amplo porta-malas conta o mesmo volume da versão com motorização flex, ou seja, 430 litros.

Mercado
O Arrizo 5e tem uma boa lista de equipamentos, com itens como a central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
Também tem sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, assistente eletrônico de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, AutoHold, modos de condução SPORT, ECO e ainda ECO+, DRL (luz diurna para rodagem), faróis com ajuste elétrico de altura, lanternas traseiras com LED, luz de neblina traseira, indicadores de direção nos retrovisores, aviso sonoro para pedestres programável, controle de tração e estabilidade, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, freio de estacionamento eletrônico, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas infantis, sistemas keyless e partida sem chave, bancos e volante revestidos em couro ecológico, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital com controle automático de temperatura, bancos dianteiros com aquecimento, câmera de ré com sensor de estacionamento, direção elétrica e teto solar elétrico.