Chega de branco! Marrom e azul são as cores do momento entre os lançamentos

Branco, prata, preto e, para os mais ousados, vermelho. Essas são as cores de carros que dominam as ruas de Vitória, do Espírito Santo e de todo o Brasil. Apesar de ser uma realidade difícil de mudar por completo, a tendência é que novas cores comecem a colorir as ruas, um alívio para os que morrem de vontade de mudar, mas sempre recuam por conta da tão temida revenda.

Segundo dados da PPG, empresa que atua em nível global com tintas, fibra de vidro e materiais especiais, o branco foi a cor mais escolhida para carros nos últimos anos na América Latina, com 38% do mercado, seguido por prata (31%), preto (10%), cinza (9%) e vermelho (8%). No entanto, os carros lançados nos últimos meses apontam para três novas cores: azul – que já faz sucesso nos Estados Unidos -, marrom e laranja.

A nova Fiat Toro, apresentada neste mês, é um deles. As duas cores de lançamento da picape, que tem novas versões de entrada e topo de linha, são o Marrom Deep e Azul Jazz. Outra picape recém-lançada reforça a tendência: a Ford Ranger 2020, que agora tem uma nova cor perolizada, Azul BelizeNo último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Ford também mostrou um conceito da Ranger Storm em um tom de marrom alaranjado.

Fiat Toro no Azul Jazz

A tendência também faz parte do segmento mais desejado pelos brasileiros, o dos SUVs. O novo utilitário esportivo da Volkswagen, o T-Cross, durante sua campanha de lançamento, teve duas corres destacadas, o Bronze Namibia, que na prática fica marrom, e o Laranja Energetic. O modelo também pode vir no Azul Norway. A cor de lançamento do SUV com pegada esportiva Ford Edge ST foi o Azul Topázio.

Cor de lançamento do T-Cross foi a Bronze Namibia que, na prática, é um marrom

No último Salão do Automóvel de São Paulo, outros dois modelos se destacaram por suas cores chamativas. O mucle car Chevrolet Camaro, que foi apresentado no laranja, e o SUV-cupê da Audi Q8  – que deve chegar às lojas neste ano com motor 3.0 de 340 cv  – em um tom de laranja amarronzado.

O que esperar

As cores de lançamentos, obviamente, são escolhidas para dar mais destaque ao design e chamar mais atenção para o novo modelo. O Volkswagen Polo, por exemplo, foi lançado no Amarelo Kurkuma, mas este tom nunca chegou às lojas. A oferta nas concessionárias depende muito da disposição do consumidor. Por outro lado, os movimentos rumo ao azul e ao marrom não são isolados, estão presentes em diversas montadoras e categorias, e até mesmo na apresentação de novos modelos em diversos salões internacionais.

Polo em Amarelo Kurkuma nunca chegou às lojas

Outra tendência que surgiu há pouco tempo e que já invade as ruas, por exemplo, é do carro bitom, que aposta no preto para dar uma sensação de teto flutuante. O que mostra que o consumidor já está mais disposto a ousar e, assim como eu, um pouco cansado de ver tantos carros brancos nas ruas. Que tal deixar essa cor para as geladeiras?!

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *