Carros de passeio são “apimentados” com motores mais fortes e detalhes no visual
Nem todo mundo que é apaixonado pelo ronco dos motores tem a chance de pilotar uma máquina esportiva. Mas há versões de carros de passeio alteradas pelas montadoras, com motores mais potentes, acessórios e mudanças no visual que lembram superesportivos.
Quando a mudança é só visual, são os chamados esportivados. Mas entre as versões esportivas verdadeiras de carros comuns no mercado nacional estão os Volkswagen Golf GTI e Jetta GLI, o Peugeot 208 GT, o Renault Sandero RS e o Honda Civic Si.
Há expectativa também pelos Polo e Virtus GTS, que estão previstos para o segundo semestre deste ano. Ambos serão equipados com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Os faróis de LED são sublinhados por um friso vermelho, cor que também está em outros detalhes, como as pinças de freio. Ambos têm detalhes esportivos como as rodas e pneus baixos e escapamento com duas saídas.
Enquanto a atualização do Golf e os novos GTS não são lançados, o Volkswagen Jetta GLI chegou neste ano para ser uma opção para quem busca um passeio mais apimentado. A novidade custa R$ 144.990.
Sedã com motor e espírito de esportivo tem motorização 2.0, 16V turbo, com potência de 230 cv a 4.700 rpm e torque de 35,7 kgfm a 1.500 rpm. O câmbio é automático de dupla embreagem e seis marchas. Vai de zero a 100 km/h em 6,6 segundos. O modelo tem rodas R18, porta-malas de 510 litros e central multimídia touch de oito polegadas.
O Honda Civic Si é outra opção para quem quer um carro para o dia a dia com uma pegada esportiva de alta performance. O motor 1.5 VTC Turbo de quatro cilindros entrega 208 cv e tem torque de 26,5 kgfm a 2.100 rpm. Já o câmbio manual de seis marchas dá liberdade ao condutor. O cupê tem ainda o modo Sport, que deixa o carro ainda mais sensível ao pé do condutor. O modelo custa R$ 164.900.
No design, chamam a atenção a frente baixa e larga, os faróis full LED e a grade preta. O para-choque tem spoilers e a traseira traz lanternas em LED e aerofólio. As rodas são aro 18, o computador de bordo mede mudança de marchas e gráficos de funcionamento do turbo e aceleração, entre outros. O volante traz uma costura vermelha no couro e a alavanca de câmbio, com o mesmo visual, é curta e ergonômica. Os bancos são revestidos em tecido com dupla tonalidade.

O Peugeot 208 GT, por sua vez, traz motor THP de 173 cv, com torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm. A expectativa é que neste ano chegue a versão automática, mas o gerente de vendas da Peugeot Premier Vitória, Marco Alcantara, observa que a atual versão manual atrai mais quem aprecia os esportivos.
“Por ser esportivo, a dirigibilidade é importante. O cliente gosta de dirigir, trocar de marcha, sentir a potência do carro e tirar o máximo do motor.”
O principal diferencial do primo mais comportado é na potência do motor – no 208 1.6 “comum”, são 118 cv. Mas o GT também traz aerofólio preto brilhante, grade dianteira sport, rodas de liga leve carbono aro 17, painel com LED vermelho, volante em couro perfurado, pedaleiras esportivas, escape cromado com dupla saída e banco em couro e tecido com costura vermelha. Custa a partir de R$ 87.290.
Já o Renault Sandero RS tem motor 2.0 aspirado, com 156 cv, contra os 120 cv do Sandero 1.6. “Ele tem três modos de condução: normal, esporte e a que desabilita o controle de tração e estabilidade. Vai de zero a 100 km/h em 8 segundos e tem torque 21 kgfm em 4.000 rpm”, explica Kailler Caetano, gerente de vendas da Atlântica Renault Vitória.
Com câmbio de seis marchas manuais, o modelo vem com rodas aro 17 diamantadas, suspensão rebaixada, acabamento em LED e detalhes internos em vermelho esportivo. Ele sai a partir de R$ 69.690, cerca de R$ 4 mil a mais que versão comum topo de linha automática.