As grandes e pequenas estrelas do Salão Duas Rodas
Com apresentação de novas scooters e de modelo com maior motor já produzido no mundo, salão traz boas novas para os apaixonados pelo mundo duas rodas
Embalados pela expectativa de retomada do setor após anos de retração, os fabricantes de motos abriram o Salão Duas Rodas com estratégia baseada em três pilares: o destaque para modelos de média e alta cilindrada, a consolidação de elementos que misturam tecnologia com pegada retrô e o avanço do mercado de scooters no Brasil.
Prova disso são as três vedetes do evento. A Yamaha aposta na chegada da scooter X-Max, com motor de 250cc, conforto de sobra e vocação natural para ser o upgrade de quem tem N-Max ou a Honda PCX, por exemplo. A Honda preparou um facelift na bem-sucedida família CB 500 e traz ao Brasil a belíssima CB 650 R, que mistura tradição e modernidade. A moto que mais despertou suspiros apaixonados no Salão, porém, é a Triumph Rocket 3 R: dona do maior motor produzido em série para motocicletas no mundo, possui três cilindros em linha, com 2.500 cc e incríveis 167 cavalos com 22,5 kgmpf de torque.

Linda (e monstra)
A Rocket 3 R já está homologada para o Brasil e deve chegar no primeiro semestre de 2020. Por trás de toda a beleza da moto, a nova geração do modelo possui 40kg a menos, freios ABS de última geração otimizado para curvas e configuração eletrônica para quatro modos de condução. O preço ainda não foi divulgado.
Onda scooter
A Yamaha levou ao Salão Duas Rodas a scooter X-Max 250. Trata-se do mesmo modelo comercializado no mercado asiático (na Europa há versões de 300cc e 400cc). É a prova do sucesso da irmã N-Max 160, que invadiu as ruas brasileiras por toda a praticidade que só uma scooter oferece: câmbio automático CVT, painel extremamente completo, controle eletrônico de tração, tomada 12v, porta-objetos, para-brisa e guidão ajustáveis, smart key e um belo espaço sob o banco com capacidade para dois capacetes. Chega em março às lojas. O preço? Só será divulgado oficialmente em 2020.
Vale destacar que a Honda, que já possui um bom cardápio de scooters com a PCX, a SH 150 e a SH 300, levou uma unidade da Forza 300, popular na Europa, ao Salão Duas Rodas para medir a popularidade do modelo.

Celebrando a CB
A Honda também celebra a longa vida da família CB com novos modelos. O principal deles é a naked CB 650R, modelo que também despertou olhares apaixonados durante o evento. O modelo chega para substituir a CB 650F, com desenho totalmente reformulado, misturando elementos retrô com toques de modernidade.
O motor da 650R entrega 88,4 cv de potência máxima a 11.500 RPM. É menos do que o modelo europeu, devido às restrições de emissão de ruídos da legislação brasileira. De qualquer forma, parece ser o caminho natural para os apaixonados por nakeds de média cilindrada. O preço só será divulgado em 2020. Aliás, mistério sobre valores foi uma constante durante todo o Salão Duas Rodas. É aguardar para ver.
Viagem a convite de Abraciclo