Saiba tudo sobre a nova geração do Chevrolet Onix

Prisma vira Onix Plus em nova linha do carro mais vendido do país

Chega, finalmente, ao mercado a segunda geração dos novos Onix nas versões hatch e sedã. Essa última deixa de lado o nome Prisma, sendo batizada como Onix Plus. O motor turbo e o Wi-Fi nativo são as grandes novidades dos lançamentos, mas os modelos estão completamente reformulados: desenhos inéditos e nova plataforma. Os valores iniciais e de topo dos veículos, no entanto, serão os mesmos da geração anterior.

> Por que o Chevrolet Onix é o carro mais vendido no país?

Com câmbio manual, a versão de entrada do hatch, chamada apenas de Onix, sairá a partir de R$ 48.490. Já o Onix Plus, apresentado em três versões, tem o valor inicial de R$ 58.790. A previsão é que o sedã chegue às lojas ainda em setembro. Já o hatch começará a ser vendido em novembro.

Com câmbio manual, a versão de entrada do hatch, chamada apenas de Onix, sairá a partir de R$ 48.490

Com acionamento da ignição por botão, sendo capaz de estacionar sozinho e de detectar pontos cegos, o novo Onix Premier 2020 é o modelo mais caro da linha. O hatchback sai por 69.990, e o sedã custa R$ 73.190. A configuração mais simples disponível para compra possui propulsor 1.0 aspirado, que alcança 82 cv a 6.400 rpm e torque de 10,6 kgfm.

Testamos em Porto Alegre/RS o sedã Premier, que inclui o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, da família Ecotec, com rendimento de 116 cv com etanol e 16,8 kgfm a 2.000 rpm. Esperto nas arrancadas, o veículo acelera de zero a 100 km/h em cerca de 9,7 segundos. Ao atingir essa velocidade, dá para notar que o isolamento acústico deixa a desejar. O barulho fica forte dentro da cabine.

O motor apresenta desempenho similar ao Volkswagen Polo/Virtus 1.0 TSI. Além deles, o Onix passa a brigar com outros compactos com proposta mais premium. São eles: Fiat Argo/Cronos, Honda Fit/City e Toyota Yaris/Yaris Sedan.

O HB20S, que será lançado na próxima semana, também será equipado com motor 1.0 turbo, de 120 cavalos de potência.

Sobre o consumo, o Onix Plus fez 12,2 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade com etanol. Os números com gasolina são 17 km/l e 13,7 km/l, respectivamente.

No trajeto do teste de duas horas, percebemos que o novo projeto valorizou bastante o espaçamento interno, quase igual ao do Cobalt, ficando mais confortável. O desafio para esse outro sedã da Chevrolet, aliás, ficou grande. Já que ele e o Onix Plus têm faixa de preço semelhante, e o mais barato está mais tecnológico.

o Onix Plus fez 12,2 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade com etanol. Os números com gasolina são 17 km/l e 13,7 km/l, respectivamente

A novidade contou com a ampliação de 8 cm do entre-eixos, em comparação com o Prisma, alcançando 2,6m. A carroceria passa a medir 4,47m de comprimento, com altura de 1,47 m e 1,73m de largura. O passageiro no centro fica menos acomodado que os demais sentados nas pontas, ainda que o console central instalado mais baixo não incomode tanto. O porta-malas tem capacidade para 469 litros. Também ganhou nota máxima (5) no teste de segurança da Latin NCAP.

Além de identificar o motorista por meio da chave eletrônica, permitindo o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão, o novo Onix possui multimídia MyLink com geração atualizada, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Oferece Wi-Fi embarcado a bordo, que garante a conexão de até sete dispositivos.

o novo Onix possui multimídia MyLink com geração atualizada, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Oferece Wi-Fi embarcado a bordo, que garante a conexão de até sete dispositivos.

A tela multimídia possui sete polegadas. O sistema atual pode ser acionado, via comandos de voz. Pelo sistema OnStar, dá para comandar funções do veículo pelo aplicativo, incluindo travar e destravar o carro. O app também analisa o comportamento do usuário no volante, dando dicas para melhorar a condução.

Jornalista viajou a convite da Chevrolet.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *