Tecnologia contra estresse no trânsito

Sistemas semiautônomos são aliados para combater o estresse no trânsito enfrentado pelos motoristas

O trânsito engarrafado nas principais vias da Grande Vitória já é conhecido. Nos horários de pico, ruas e avenidas ficam lentas, e a ansiedade de chegar ao destino só aumenta. O estresse no trânsito se tornou tão comum que montadoras resolveram apostar em tecnologias para amenizar a situação.

A Jaguar, por exemplo, estuda um sistema de inteligência artificial que detecta o humor do motorista a partir de uma leitura facial. Ao sentir que o condutor está ficando irritado, o dispositivo faz mudanças na cabine, como alteração da iluminação e reprodução das músicas favoritas do dono do carro.

Enquanto a inglesa deixa sua novidade para o futuro, as fabricantes Mercedes-Benz, Audi, BMW e Volvo já implantam tecnologias para ajudar seus motoristas. São sensores, câmeras, radares, entre outros dispositivos que interagem com os condutores. Há sistemas semiautônomos que fazem o carro acelerar, frear e permanecer na faixa.

Letissia Schneider, executiva de vendas da BM Vitória, conta que a BMW resolveu investir em sistemas que auxiliam os condutores porque a marca quer que a experiência na direção seja a mais prazerosa possível. “Além da informação de trânsito em tempo real, o carro informa sobre previsão do tempo e oferece Serviço Concierge, com Chamada de Emergência e Teleservice.”

Segundo Letissia, os carros da BMW que possuem GPS e o SIMCARD Virtual podem ter acesso a todas essas tecnologias. “É disponibilizado no mapa do veículo informações da situação de trânsito, basta o condutor acessar seu GPS e adicionar a rota de interesse. O GPS já mostra em linhas vermelhas os locais onde o trânsito é mais intenso. Também é possível programar a rota mais rápida ou mais econômica.”

A Mercedes-Benz também investe no conforto e na qualidade de vida de seus condutores. Segundo o gerente de vendas da Vitória Motors, Márcio Lessa, todos os modelos da marca alemã possuem as tecnologias. Elas variam desde espelhamento do celular no painel, evitando o uso do aparelho no trânsito, até sistema semiautônomo que faz freada de emergência.

“Os carros também têm o sistema Dynamic Select, em que o motorista consegue selecionar cinco modos de condução diferentes para cada tipo de terreno. Suspensão 4matic que traciona de acordo com a necessidade do carro. E o Park Assist, que auxilia o condutor a estacionar em qualquer vaga. Tudo automático”, conta Márcio.

Saúde

O presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Sandro Rotunno, explica que essa perda na qualidade vida devido ao trânsito é uma realidade de todas as grandes cidades. “Quanto mais tempo a pessoa passa no trânsito, menor a qualidade de vida. Primeiro pelo tempo perdido que poderia ser utilizado de outra forma. Segundo porque o transito já é um ambiente de estresse, já que exige uma integração dos sentidos.”

Quanto às tecnologias, Sandro se mostra bem otimista. “Tudo que auxilia na direção traz uma tendência de diminuição do estresse. Você tem menos tarefas para fazer e coisas para se preocupar. Tudo que sirva para deixar o clima do carro mais agradável é bem-vindo.”

Existem fatores que podem ajudar na diminuição do estresse. “O tempo que você passa no trânsito é algo inevitável. Não adianta forçar uma situação porque vai te causar estresse. Já que temos que ficar lá, vamos ficar da melhor maneira possível. Por que não escutar uma boa música ou se informar com as noticias?”, indica Sandro.

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *