CSP23112018GZ171346

Conectada com os valores e o desenvolvimento do Espírito Santo

ArcelorMittal Tubarão prima pelas melhores práticas de gestão socioambiental e de governança para maior eficiência
Vista aérea da planta industrial da ArcellorMittal

Com um relevante papel no processo de desenvolvimento do Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão é reconhecida também pelo público. Ainda que os principais consumidores de seus produtos sejam as indústrias, são as pessoas que atestam o valor da companhia.

Ao conquistar o primeiro lugar no segmento Grande Empresa do Marcas de Valor 2018, a ArcelorMittal avalia que as práticas sustentáveis adotadas, o relacionamento transparente e respeitoso, a postura íntegra e a corresponsabilidade institucional voltada para o fortalecimento do tecido social contribuíram para o bom desempenho perante os consumidores.

João Bosco Reis da Silva – Gerente-Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão

“Temos orgulho de nossa presença no Estado e nos reconhecemos como capixabas também, levando para o mundo, além da qualidade dos nossos produtos, valores e sonhos desta terra. Esperamos que a sociedade também tenha orgulho de nossa presença no Espírito Santo”, afirma João Bosco Reis da Silva, gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, ao comentar o resultado da pesquisa Marcas de Valor.

 Para ele, o posicionamento da ArcelorMittal é resultado dos esforços da empresa para gerar desenvolvimento com sustentabilidade. “Buscamos sempre as melhores práticas de gestão socioambiental e de governança, e temos forte compromisso com a eficiência das nossas operações, investindo continuamente na capacitação dos nossos profissionais, em inovação, tecnologia e otimização de processos com ganho de produtividade e eficiência”, destaca.

A contribuição da  ArcelorMittal para o Estado pode ser traduzida em números. São quase dez mil empregos – entre diretos e indiretos – e uma participação expressiva no Produto Interno Bruto (PIB) capixaba, na ordem de 12,7% – relativa ao período de 2004 a 2016.

“Além disso, ao adotar a estratégia de priorizar fornecedores locais, a ArcelorMittal Tubarão tem contribuído para alavancar a qualificação dos fornecedores e a injeção de recursos no Estado via compras de produtos e serviços”, aponta João Bosco.

Questionado sobre como estabelecer uma relação de proximidade com a comunidade sendo a ArcelorMittal uma grande empresa, João Bosco diz que há uma atenção especial a todas as ações sociais que a siderúrgica apoia ou desenvolve. Para a empresa, segundo o gerente, o conceito de responsabilidade social é mais amplo.

“É importante interagir e participar ativamente da vida das comunidades onde está inserida. E, para isso, é fundamental envolver outros atores da sociedade a fim de potencializar a união de todos em torno das políticas e metodologias desenvolvidas. É a chamada Intervenção Social, adotada pela empresa como forma de mobilizar o máximo de responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da sociedade, num soma de ideias e esforços que tem gerado excelentes resultados”,  sustenta.

João Bosco cita, entre outras iniciativas, o  Programa InterAção Esportes, um projeto voltado para  crianças e jovens, de 8 a 18 anos, matriculados no ensino fundamental ou médio e moradores dos bairros Cidade Continental, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, São Geraldo e Praia de Carapebus, na Serra; e Jardim Camburi, em Vitória.

Realizado em sua segunda edição, o programa aumentou o número de beneficiados neste ano, passando de 200 para 300 jovens, com  acesso a aulas gratuitas de modalidades como futebol de campo, futsal, capoeira e vôlei de praia. “Esse projeto está inserido em um programa ainda mais amplo, o InterAção, que tem como objetivos construir e consolidar um relacionamento com as comunidades, as organizações civis e os órgãos públicos. A partir dele, a empresa atua como coparticipante na promoção de ações que visam ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural e ambiental do Espírito Santo.”

A ArcelorMittal Tubarão também tem um olhar atento para as questões ambientais, e um trabalho permanente na área, em razão de sua atividade. Num balanço do ano de 2018, muitos dos investimentos foram voltados à melhoria de seus processos e redução de impactos ao ambiente.

João Bosco conta que, logo no início ano,  a empresa inaugurou o Gas Cleaning Bag Filter, considerada a melhor tecnologia disponível no mundo para controle de emissões em processos de sinterização. Também implantou dois novos carros de carregamento da coqueria, dotados da melhor tecnologia que evitam a ocorrência de emissões fugitivas. Concluiu, ainda, recentemente, a modernização dos três precipitadores eletrostáticos da sinterização para remoção de partículas dos gases, e finalizou obras que ampliaram em 50% a capacidade de filtragem do sistema de despoeiramento do desenfornamento de coque.

“Em setembro, a ArcelorMittal Tubarão assinou Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com o governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e dos ministérios Públicos Federal e Estadual. A partir da formalização, a empresa se comprometeu a atender a todas as 131 metas apontadas pelo Relatório Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para cumprimento pela empresa. Algumas terão execução imediata e outras em até cinco anos, como a aquisição de novos equipamentos e tecnologias de controle ambiental”, finaliza.

Compartilhe:

Leia também: