Chocolate inesquecível e recheado de tradição

Quem passa pela Glória, em Vila Velha, já está acostumado a apreciar o aroma de chocolate que se espalha pelo bairro. Há 89 anos no mesmo local, nenhuma outra palavra diferente de tradição definiria melhor o que a empresa representa para o Espírito Santo. Esse ano, a marca conquistou o título de hexacampeã na categoria “A Cara do Capixaba” da pesquisa Marcas de Valor, promovido pela Rede Gazeta.

“Ser considerada uma das Marcas de Valor do Espírito Santo é um grande reconhecimento e mostra que estamos avançando cada vez mais em nossa jornada, sempre construída em uma relação de confiança com os consumidores”, comenta o diretor-geral da Garoto, Liberato Milo.

Além da tradição no mercado, a Garoto, que é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, busca constantemente se renovar e modernizar suas operações. “Esse trabalho perpassa toda a nossa cadeia, desde o incentivo ao desenvolvimento rural e à qualidade do cacau regional, por meio de iniciativas como o Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba, que patrocinamos este ano, até a preocupação de levar saúde, nutrição e bem-estar às pessoas por meio de iniciativas como as Dez Milhas Garoto”, explica Milo.

Atualmente, a Garoto conta com um portfólio de aproximadamente 70 itens. Dentre os produtos fabricados estão caixas de bombons, tabletes, ovos de Páscoa e chocolate para uso culinário, como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países. Os maiores sucessos da marca são o Bombom Serenata, a Caixa Amarela, os Tabletes Familiares e os chocolates Baton e Talento. Os quitutes também são encontrados nas versões em sorvetes e picolés.

Baton da Garoto

“Em 2018, fizemos importantes investimentos, com o lançamento de itens como o Baton Extra Milk, com 28% mais leite em comparação à versão tradicional de Baton e um produto inovador no mercado. Também lançamos novas opções de Talento, marca que completou 25 anos, como as versões com recheio de frutas, doce de leite e avelã, entre outras novidades. Além disso, levamos o chocolate da Garoto para a categoria de biscoitos com recheados e cookies”, comenta o diretor.

Outra novidade é o ChocoTour, que foi reformulado este ano. Segundo Milo, a visita na fábrica agora é mais moderna e interativa oferecendo uma experiência ainda mais completa aos consumidores. Para ele, esse passeio é um dos importantes pontos turísticos do Espírito Santo.

Baton da Garoto

“Ao longo dos últimos anos, investimos para ampliar e renovar o portfólio de produtos, modernizar as linhas de operação da fábrica, aumentar nossos pontos de distribuição, desenvolver campanhas de marketing e fomentar o desenvolvimento dos nossos parceiros de negócios”, pontua.

História

Em 1929, quando a Garoto deu os primeiros passos no mercado capixaba, os produtos eram vendidos por meninos nos pontos de bonde em Vila Velha. Naquela época, os doces caíram no gosto dos consumidores que procuravam pelas balas dos “garotos” enquanto aguardavam o transporte coletivo. Foi daí que surgiu a ideia de dar o nome de “Garoto” para a marca.

A pastilha de hortelã, conhecida por proporcionar um momento de frescor, inclusive, foi um dos lançamentos de maior sucesso no início da trajetória da Garoto. Naquela ocasião, o doce se tornou o carro-chefe da fábrica, mas até hoje a bala faz sucesso com o público.

Famoso por ser um dos chocolates infantis mais vendidos no Brasil, o Baton foi lançado em 1948 e se chamava “Leite e Mel”. Além dele, os tabletes de Talento também são reconhecidos de longe quando vistos em alguma prateleira. Esse ano, os chocolates feitos com ingredientes nobres fizeram 25 anos. Para completar a tradição, a caixa amarela de bombons foi a primeira a ser produzida no Brasil. Hoje, outras marcas se espelharam na Garoto e  aderiram esse mesmo modelo.

“Estamos muito felizes com esta conquista do Marcas de Valor e continuaremos trabalhando para mantermos esse reconhecimento dos capixabas. Nos próximos anos, continuaremos investindo em inovações e novas tendências, como os orgânicos, novos sabores, formatos e serviços”, declara Liberato Milo.

Construindo sonhos

  Para muitas pessoas, casa é sinônimo de lar, refúgio, aconchego, família e descanso. Dessa forma, construir uma residência é muito mais do que apenas empilhar tijolos. É como criar um mundo moldado para aqueles que ali vão viver e compartilhar momentos. Pensando nisso é que a Lorenge prima pela inovação em cada novo empreendimento, com o objetivo de transformar sonhos em realidade.

  “Mais do que construções, passamos a criar mundos para nossos clientes, representados pelas casas, apartamentos, prédios, espaços empresariais, jardins e áreas de lazer. Criamos espaços mágicos onde nos sentimos tão bem quanto nossos clientes”, revela o presidente do Conselho de Administração da Lorenge, José Elcio Lorenzon.

 Idealizada na década de 1980, a empresa nasceu da vontade de dar aos familiares um trabalho que gerasse mais renda e uma vida melhor para todos. Dessa forma, começou a investir na construção civil. Poucos anos depois, em 1985, preocupada com a qualidade de seus serviços, a empresa começou a investir em programas e certificações, como o Qualidade Total e a ISO 9000.

  No Estado, a Lorenge tem presença em empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros. E, neste ano, foi eleita a melhor empresa no segmento Construção do Prêmio Marcas de Valor 2018. Entre os quesitos avaliados pelo público onde a companhia mais se destaca estão credibilidade, imagem da empresa e inovação. “Ocupar a primeira posição no ranking Marcas de Valor referenda nosso conhecimento quanto à importância do cliente nas nossas relações”, destaca Lorenzon.

  Presente há quase 40 anos no mercado capixaba, segundo Lorenzon, a empresa assumiu o desafio de se reinventar, porque só assim cumpriria sua verdadeira missão, que é a de se conectar cada vez mais com os clientes para oferecer a base de sustentação de famílias felizes em seus lares e empresas de sucesso nos espaços construídos pela Lorenge.

  “O novo consumidor exige que tenhamos verdade e sejamos autênticos para manter uma relação com a marca. Esse cuidado com a marca precisa nascer de dentro da empresa para atingir os stakeholders, que são os clientes, fornecedores e nossos colaboradores diretos”, comenta.

  Ainda de acordo com o presidente, os verdadeiros líderes de mercado se destacam em cenários desafiadores, o que mostra que a resposta adequada para a nova realidade dos mercados está no branding, na marca e como ela se comunica com os seus clientes.

Presidente do Conselho de Administração da Lorenge – José Elcio Lorenzon.

 “A Lorenge nasceu desse propósito para chegar onde chegou. Essa verdade na história da empresa está presente nos cuidados, na atenção e na dedicação que a empresa entregou em cada um dos projetos que lançou  durante os seus 39 anos. Sempre colocamos toda capacidade inovadora da empresa a serviço da maior satisfação do cliente”, explica o presidente.

Modernidade e inovação dão as caras no Carone

Há quase 40 anos no mercado, o Carone faz parte do dia a dia das famílias do Espírito Santo. Tanto que os capixabas garantiram a rede na primeira posição no segmento Supermercado da pesquisa Marcas de Valor 2018. Foram avaliados atendimento ao cliente, infraestrutura, credibilidade, qualidade e inovação.

Willian Carone Junior – Diretor do grupo Carone

Segundo o diretor do Grupo Carone, Willian Carone Junior,  a premiação é fruto de todo o trabalho realizado durante o ano. “Mantivemos lojas com boas estruturas, com grande variedade de mercadorias, com atendimento no padrão que o cliente merece e sempre mantendo o preço competitivo”, aponta.

Os principais destaques do supermercado na pesquisa foram nos quesitos qualidade e infraestrutura. E Não é à toa que o grupo se destacou nesse último item. As duas filiais em Vila Velha – Praia da Costa e Coqueiral de Itaparica – e as duas em Vitória – Jardim da Penha e Jardim Camburi – foram modernizadas nos últimos três anos.

Nesses pontos citados, houve a criação da Padaria Gourmet, em que O consumidor pode encontrar pizzas gourmet, saladas com várias opções de toppings para montar na hora, crepes doces e salgados e esfirras.

Inovação

Já inovação foi a palavra da vez em 2018. A unidade de Jardim Camburi, por exemplo,  inaugurou o self-checkout em que o consumidor pode fazer compras de forma autônoma com cartões de crédito e débito. No setor de perfumaria, a novidade foi o Carone Beauty, um espaço independente dentro do supermercado onde as pessoas fazem as compras daquele setor e paga ali mesmo, sem ter que passar pelo caixa comum.

Toda essa história de sucesso começou em 1970, quando foi inaugurada a primeira loja do grupo, no centro de Vila Velha. Atualmente, o Estado conta com dez unidades, localizadas em Vila Velha, Vitória, Serra e em Cariacica.

A previsão para 2019 é modernizar a unidade de Santa Lúcia, em Vitória, e abrir uma filial em Linhares, Norte do Estado. O grupo também possui o atacarejo Sempre Tem, na Serra, e pretende expandir o projeto para Guarapari, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

O diretor do Grupo Carone explica que, consequentemente, o número de colaboradores também irá aumentar: hoje, são 3,2 mil. Uma outra meta é expandir mercado para outros Estados. “Nós investimos em municípios com mais de 100 mil habitantes. Para continuar crescendo, precisamos sair do Estado. Estamos estudando essa possibilidade, mas ainda não há nada planejado”, finaliza o diretor.