Testes para ajudar a achar uma saída

Ferramentas online e gratuitas ajudam estudantes a escolher a profissão certa

Continua depois do anúncio

Quando se fala em teste vocacional, logo se pensa em clínicas renomadas, mas nem sempre cabe no bolso dos pais. Sua importância é alta para ajudar o estudante a chegar à escolha de uma profissão sem a pressão da família e da própria escola, já que se trata de um trabalho de autodescoberta. No entanto, para facilitar a vida daqueles que não têm condições para investir nesta alternativa, alguns profissionais realizam testes gratuitos pela internet.

Costumam ser testes prontos, com profundidade menor do que os que são aplicados por um profissional particular, mas ajuda em um primeiro passo. Um exemplo é a orientadora profissional Thais Helena Lima, que criou um teste online a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência na área.

Aplicativo capixaba

Tem até aplicativo próprio para ajudar o estudante, inclusive, criado aqui no Espírito Santo. Pensando neste nicho, o CEO do aplicativo Kuau, Gilber Machado, criou uma startup para universalizar o acesso à orientação profissional no Brasil. Isto é, ajudar todo aluno no Ensino Médio a descobrir seus talentos pessoais e encontrar a profissão dos sonhos.

O aplicativo, que é direcionado aos estudantes do 3ª ano do ensino médio, já está presente em mais de oito Estados. “O Espírito Santo é o primeiro no Brasil a universalizar o acesso à orientação profissional. Já estamos presentes em toda rede pública do Estado e também já atendemos 80% das escolas particulares, totalizando 340 escolas e mais de 30 mil alunos do 3º ano”, contou.

O foco do aplicativo é preparar o aluno para ingressar na faculdade. “Criamos essa plataforma que permite que o jovem explore o mundo das profissões por meio de uma metodologia baseada em vídeos de curta duração. É completamente diferente de um teste vocacional. Nossos alunos chamam a ferramenta de ‘Netflix das profissões’”, brinca.

Isso porque, enquanto assiste aos vídeos, o usuário também é direcionado para responder perguntas de autoconhecimento para refletir sobre os seus próprios interesses. A partir disso, a plataforma apresenta, em tempo real, o que chama de “termômetro de afinidade”, o que permite que o aluno descubra se está “esquentando” ou “esfriando” para determinada profissão.

Para ajudar os estudantes nesta empreitada, listamos alguns aplicativos e sites que realizam os testes vocacionais. Confira abaixo.

Ferramentas gratuitas na internet

Quero Bolsa

O teste foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. É simples e relaciona uma lista de seis profissões mais compatíveis com suas habilidades.

Teste Vocacional.Org

Este teste online contém 21 questões elaboradas por especialistas e relacionadas a interesses e habilidades que vão dar pistas sobre a personalidade do estudante e ainda apontar as profissões que mais combinam com o perfil do candidato.

Bússola das Profissões

Este teste online contém 21 questões elaboradas por especialistas e relacionadas a interesses e habilidades que vão dar pistas sobre a personalidade do estudante e ainda apontar as profissões que mais combinam com o perfil do candidato.

Guia da Carreira

Teste vocacional online e gratuito criado pela orientadora profissional Thais Helena Lima a partir da Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008) e de sua experiência na área.

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler