Cursos pré-Ifes apostam em didática especial

Modalidade ganha mais adeptos à medida que a concorrência nos institutos federais aumenta

Continua depois do anúncio

Ser aprovado para ingressar em uma instituição federal é, a cada dia, uma tarefa que exige mais técnica. Com mais concorrência, o processo seletivo para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por exemplo, requer a cada ano mais conhecimento, capacidade de interpretação e equilíbrio emocional durante o teste – que é bastante extenso.

Fernando Cobe, diretor geral do Colégio Brasileiro de Excelência (Cobe), reforça a questão da competitividade frisando que o próprio Ifes busca atrair o maior número de estudantes do Ensino Médio. Daí, surge a necessidade de se ter uma melhor preparação, possibilitando ao aluno rever todo o conteúdo do ensino fundamental e ter condições de ter sucesso no processo seletivo.

Alunos recebem material exclusivo e atenção redobrada dos professores durante as aulas

Para se prepararem de forma adequada, muitos alunos buscam atendimento especializado em cursos de pré-Ifes e preparatórios especiais. “O curso possui uma didática diferenciada e acho que é esse o segredo”, diz Fernando.

“O método é totalmente projetado para que o aluno fique mais forte naquilo que ele menos domina, com o objetivo de prepará-lo para a prova do Ifes mesmo”, complementa Jaime Regatieri, professor e fundador da Unipró.

Fernando aponta ainda que nem sempre o aluno consegue, de forma tradicional, absorver todo o conteúdo de um longo período educacional em pouco tempo. “É por isso que nesse material o aluno reforça todo o seu ensino fundamental, fazendo revisões dos conteúdos mais importantes. Com isso, ele acaba se adaptando a ter uma rotina de estudos, facilitando o aprendizado para conteúdos mais difíceis e específicos, e a aptidão para o seu ingresso no Ifes”, disse o diretor-geral.

Jaime ressalta que, para complementar o conteúdo das apostilas, a equipe pedagógica é fundamental para fazer o aluno compreender o conteúdo e se tornar mais forte nas matérias em que tem dificuldade. “Nós temos uma equipe especializada em Ifes, por isso, temos um índice de aprovação muito bom”, conta.

Ifes oferece quatro cursos técnicos novos em 2019

O edital do processo seletivo de cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), para ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, deve ser lançado hoje, segundo previsão da própria instituição. Neste ano, serão lançados quatro novos cursos: Técnico em Agricultura (integrado), no Campus Centro-Serrano; Técnico em Química (integrado), no Campus Vila Velha; e Técnico em Mecânica (concomitante – em que o aluno pode cursar o ensino médio em outra instituição e fazer o técnico no Ifes), no Campus Guarapari.

Outra novidade deste processo seletivo é a inclusão de um curso a distância, o Técnico em Multimeios Didáticos (subsequente), ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Ao todo, serão ofertados mais de 3.800 vagas em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e na modalidade de jovens e adultos (Proeja). A previsão é que as inscrições aconteçam durante todo o mês de outubro.

Confira as dicas para se dar bem nas provas

  • Refazer as provas dos últimos anos
  • Aproveitar com eficácia o tempo destinado aos estudos
  • Manter a tranquilidade
  • Não virar noites estudando
  • Praticar atividade física
  • Prestar atenção nos temas que se repetem nas provas, nas datas importantes, como centenários, e o que está acontecendo atualmente
  • Relaxar na véspera da prova
  • Conciliar conteúdo e exercícios
  • Estudar conforme o edital do Instituto

Continua depois do anúncio

  • Gostou dessa matéria? Compartilhe!
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Envie no Whatsapp
  • Nos dê sua opinião, deixe um comentário:
  • Você também vai gostar de ler