PRONTOS

Para CUIDAR DO

FUTURO

Sustentabilidade,  respeito às diferenças e autoconhecimento entram  no currículo das escolas para formar  cidadãos do século XXI

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Entrevista com Tas

Jornalista defende que, na era digital, a escola tem a missão de realizar a curadoria dos conteúdos e ser espaço para debates

Papel importante

Com todas as mudanças na educação, a formação continuada do professor é essencial para o acompanhamento das inovações e a aplicação delas em sala de aula

Nova cara das escolas confessionais

De olho em novos alunos e na concorrência entre instituições, escolas confessionais passam por mudanças, abrindo mão do direcionamento catequético e priorizando qualidades de ensino, diversidade e valores universais

Hora de fazer a escolha certa

 É chegada a hora do seu filho ir para a escola. São muitas variáveis a considerar, de valores sociais da instituição até o investimento financeiro. Fizemos uma lista dos fatores a serem pesados para que os pais escolham a melhor opção

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  • Editorial

Ensino se digitaliza, mas também se humaniza

Fotos: Fernando Madeira

A transformação digital por que passa o mundo há algum tempo já deixou de ser assunto restrito a entusiastas ou a empresas de tecnologia. Os impactos dessa verdadeira revolução são amplos e atingem todas as esferas da vida em sociedade. A educação, como qualquer outra atividade humana, está sendo fortemente influenciada pelas facilidades e também pelos desafios desta nova era.

 
Mas essa transformação não se restringe à adoção de novas ferramentas. Os tempos mudaram e com eles foram – e continuam sendo – alterados os métodos de ensino, mas também as jornadas formativas dos alunos, as habilidades requeridas dos professores e toda a cultura escolar.
 
A hiperconectividade, a inteligência artificial, os robôs e as novas mídias já não são mais temas de ficção científica. Estão aí moldando corações, mentes e profissões. E a Educação 4.0 chega para acompanhar esse turbilhão de inovações. Mas engana-se quem pensa que as novíssimas práticas de ensino estão ancoradas apenas em programação e robótica. Elas têm mais a ver com gente do que com máquinas.
 
Como tudo muda o tempo todo no mundo, não basta preparar as crianças e os adolescentes para as novas tecnologias. É cada vez mais necessário o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como saber lidar com as frustrações, ter empatia e respeitar as diferenças. Autoconhecimento, solidariedade e sustentabilidade entram no currículo das escolas para formar os cidadãos deste século XXI, porque, mesmo em uma era de alterações rápidas e constantes, há valores que permanecem.
 
Ao longo das páginas seguintes, fica cristalino – tanto por meio das opiniões de especialistas em Educação, quanto por meio das experiências bem-sucedidas das escolas – que o ensino se digitaliza, mas também se humaniza. Isso é atestado, por exemplo, no papel dos professores, o mediador do processo de aprendizagem; e nas estratégias para engajar os alunos no ensino integral, que não pode apenas entregar “mais do mesmo”.
 
Como bem resume Marcelo Tas, “o humano, mesmo que ele não queira, é o protagonista da era digital”. O jornalista, apresentador, influenciador digital e professor esteve em Vitória, durante o Encontro de Pais e Mestres 2019, promovido pela Rede Gazeta no último dia 26 de setembro, e bateu um papo sobre a relação entre tecnologia e educação, que você pode conferir nas páginas 16 e 17.
 
Essa relação, que cada vez mais se estreita, é cercada de termos complexos.  Por isso preparamos também um pequeno dicionário que explica o que é, afinal, essa Educação 4.0. O que é steam? Do que exatamente trata a tal Cultura Maker?
 

Ao final dessa grande viagem pela revolução por que passa o ensino e a aprendizagem, em que os alunos podem até mesmo “visitar” uma estação espacial ou explorar os corredores do Louvre, em Paris, por meio de um aplicativo, descobrimos que chegamos sempre a um mesmo lugar: desvendar as aventuras do que é ser humano.

Erik Oakes e Gisele Arantes

Gente + máquina = uma equação de sucesso

Compartilhar, vivenciar, colaborar...verbos que estão em alta com a Educação 4.0. A tecnologia ganha cada vez mais espaço, mas o humano continua sendo o protagonista da era digital. A automação é uma realidade, mas melhorar a qualidade das relações e criar um espaço coletivo para desenvolver competências socioemocionais torna-se um desafio diante das novas tendências. A tecnologia precisa ser utilizada como uma ferramenta a serviço de uma educação com o olhar para o futuro, onde a pluralidade e a empatia sejam levados em conta, possibilitando que as pessoas leiam o mundo expresso ou construído nas redes sociais de forma reflexiva e com seus vários viéses. Boa leitura!
Tatiana Paysan
Editora de Cadernos Especiais
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EDITORA DE CADERNOS ESPECIAIS: Tatiana Paysan ([email protected]); EDITORES: Erik Oakes ([email protected]) e Gisele Arantes ([email protected]); TEXTOS: Aline Nunes, Andréia Pegoretti, Debora Sonegheti, Érica Vas, Katilaine Chagas e Lara Rosado; FOTOS: Rodrigo Gavini e Fábio Vicentini; DESIGN E DESENVOLVIMENTO DO SITE: Rayane Machado ([email protected]); DIAGRAMAÇÃO IMPRESSO: Andressa Machado; DIRETOR DE NEGÓCIOS: Marcelo Moraes; DIRETOR DE JORNALISMO: Abdo Chequer; EDITORA-CHEFE: Elaine Silva; DIRETOR DE MERCADO ANUNCIANTE: Márcio Chagas;  DIRETOR DA REGIONAL NORTE: Carlos Eduardo Pena; CORRESPONDÊNCIAS: Jornal A Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo, Vitória, ES, CEP: 29053-315.