Saiba como driblar e controlar as dores articulares na Terceira Idade

As dores articulares são bastante comuns e atingem milhões de pessoas, em especial, os idosos. Elas causam prejuízo funcional, ou seja, limita a pessoa em suas atividades diárias, como se locomover, descer e subir escadas, além de aumentar o risco de sofrer quedas. A boa notícia é que a dor pode ser prevenida e tratada.

Devido à propensão a doenças, o idoso possui mais quadros ligados à dor o que outras populações. A dor articular tem um grave impacto na qualidade de vida deste grupo. A aposentada Luíza da Rocha Lopes, de 80 anos, sabe bem o significado disso. Ela começou a sentir dores e formigamentos no corpo enquanto realizava tarefas domésticas, quando ainda era jovem. “Fui diagnosticada com bronquite e diabetes, as varizes nas minhas pernas aumentaram a dor nas minhas articulações, e meus joelhos começaram a inchar”, conta a aposentada.

De acordo com o médico geriatra Roni Chaim Mukamal, diretor da MedSênior, a dor é extremamente nociva ao idoso. “A dor articular afeta o sono, provoca a perda de massa muscular e limita fisicamente”, explica.

O médico revela, ainda, que os níveis de dor são ainda mais intensos em pacientes idosos com depressão e que isso amplifica a dor no quadro psicológico do paciente. “A dor e a depressão andam juntas. O idoso depressivo sente a dor de forma mais intensa. Felizmente, é possível prevenir os problemas causados por ela”, esclarece.

Prevenção

Para prevenir e amenizar os problemas causados pelas dores articulares, o idoso deve submeter-se a uma dieta, manter-se em dia com seu peso, praticar atividades físicas, mantendo as articulações sempre em movimento e evitando exercícios de alto impacto. Dr. Roni alerta, ainda, que pacientes com artrose devem ter uma rotina de exercícios frequente, visto que o músculo forte ajuda a proteger à articulação. “O idoso que mantém uma dieta saudável e uma rotina de exercícios adequada, sente menos dor”, recomenda.

Segundo o geriatra, quadros mais graves requerem maior atenção necessitando, muitas vezes, de um tratamento farmacológico, fisioterapia e apoio de uma equipe interdisciplinar, entre outras medidas. “Esse acompanhamento é de suma importância para o idoso que já tem a dor e o dano articular mais instalado”, finaliza.

Causas da dor articular

A artrose ou osteoartrose são tipos comuns e ocorrem quando a cartilagem articular é lesionada. Pode ocorrer como consequência de outros tipos de artrite, tais como a gota ou a artrite reumatoide. A osteoartrose tende a afetar articulações bastante utilizadas, como as mãos, coluna vertebral e as que suportam peso, como os quadris e os joelhos.

Como tratar a dor articular

O objetivo do tratamento da osteoartrose é reduzir a dor e melhorar a função das articulações afetadas. Na maioria das vezes, isso é possível com uma mistura de meios físicos, terapia feita com medicamentos e, por vezes, a cirurgia.

A perda de peso e a prática de exercícios físicos são bem úteis visto que o excesso de peso pressiona as articulações. Fisioterapia ajuda no fortalecimento e os medicamentos, prescritos, aliviam a dor. Cirurgias só são consideradas em casos mais graves.

telefone2

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

Copyright 2018 - MedSênior | Todos os direitos reservados.