Tem mais de 60 anos? Hora de entrar na internet

O técnico de segurança aposentado, Evandro Cruz, de 67 anos, atendeu nossa reportagem enquanto fazia e editava fotos em um programa baixado na memória do celular, um aparelho moderno e bastante interativo.

Segundo ele, depois da edição, as fotos serão postadas no Facebook para que a família e os amigos curtam as belezas de Manguinhos, um bucólico balneário da Serra, que abriga praias com belas paisagens e para onde Evandro se mudou com a esposa depois da aposentadoria por tempo de serviço.

“Eu não sabia mexer nessas coisas de app, de redes sociais, post e essa linguagem toda de internet. Na Mata da Praia, em Vitória, eu morava ao lado da agência bancária. Aqui em Manguinhos só tem caixa eletrônico. Me vi obrigado a aprender a mexer em internet bank e, com isso, aprendi a manusear todo o resto e me sinto inserido nesse mundo tecnológico e digital”, afirma Evandro Cruz.

E Evandro não está sozinho. Em 2015, ainda de acordo com o IBGE, o Espírito Santo registrava cerca de 455 mil pessoas com 60 anos ou mais, ou 11,6% do total da população do nosso Estado, de quase 4 milhões de pessoas.

Evandro Cruz é adepto das novas tecnologias
Evandro Cruz é adepto das novas tecnologias

Desse total de idosos, quase 60% têm acesso à internet e, mais que isso, acessam regularmente as redes, fazem amigos, consultam sites sobre saúde e beleza, além de fazerem compras virtuais que movimentam a economia. E tem mais: 97% dos idosos na faixa dos 60 anos possui e usa celulares conectados à rede.

Para o consultor em Segurança da Informação e Novas Tecnologias, Gilberto Sudré, o maior poder aquisitivo dos mais idosos e a disponibilidade de tempo têm feito com que um verdadeiro exército de novos internautas da Terceira Idade cheguem todos os dias às redes.

“Eles estão conquistando o seu espaço. As empresas e comércio ainda precisam olhar com mais carinho para esse segmento, mas as inovações já começam a aparecer para fidelizar os idosos, facilitando o acesso às redes”, explica Sudré.

Ele se refere aos inúmeros programas que estão surgindo para acelerar a inclusão de quem passou dos 60 e tem dificuldade de acesso, seja pela visão debilitada, seja falta de traquejo no manuseio de teclado e do próprio sistema touch screen de celulares, tablets e computadores pessoais.

“Hoje o idoso conta com programas de áudio que podem guiá-lo por toda a rede, ajudando quem tem problemas nas vistas. Além disso, os celulares agora têm recursos voltados para os idosos, como avisos sonoros específicos, teclas maiores e programas de navegação para os mais velhos. É uma nova revolução do mercado que está a caminho”, ressalta.

Para a neuropsicóloga Patricia Abu Kamel, que atende pela Medsênior, a internet é uma ferramenta de inclusão para que o idoso se compreenda como cidadão ativo, cobrando os seus direitos e interagindo com a sociedade.

“Essa questão da inclusão digital na terceira idade é tão importante que prefeituras já oferecem cursos para manuseio de redes sociais. A preocupação é incluir para oferecer ao cidadão mais qualidade de vida por meio de programas que ajudem o idoso e o aproximem de sua família”, afirma.

Como estimular a terceira idade a navegar

Ensine o básico

Comece ensinando o básico: como ligar e desligar, como acessar a internet, programas básicos de planilhas, textos e jogos. Quando ele já tiver maior familiaridade com o equipamento, avance para outros conhecimentos que ele se interessar.

Além disso, você pode também incentivá-lo a fazer um curso de informática. Além de aprender as técnicas do computador, será uma oportunidade de socialização para conhecer novas pessoas.

Passo a passo anotado em local de fácil acesso

Como qualquer coisa que aprendemos pela primeira vez, é muito provável que os idosos se esqueçam do que você ensinou. Para evitar que ele dependa de você, deixe um passo a passo básico anotado ao lado do computador, para que ele possa mexer sozinho.

Ter a capacidade de fazer suas atividades por conta própria é um mérito importante de manter com o idoso, para que ele tenha a autoestima elevada e saiba que é capaz.

Indique sites úteis

Segundo a pesquisa, “usuários com mais de 60 anos já representam 10% dos internautas do Brasil e costumam passar mais tempo em serviços online como notícias, transações bancárias, e-commerce e pesquisa sobre viagens”.

Indique sites e programas que estimulem a interação dos idosos com os mais diversos públicos e faixa etária.

telefone2

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

Copyright 2018 - MedSênior | Todos os direitos reservados.