Matérias

Entrevista

Receita anticrise

Para o presidente do Sistema OCB/ES, o cooperativismo é a opção mais viável para a geração sustentável de emprego e renda

Read More »

Editorial

COOPERAR NUNCA FOI TÃO NECESSÁRIO

Um ciclo produtivo do bem. A definição é da especialista em empreendedorismo Maria Flávia Bastos – palestrante do Painel Cooperar 2019 – e descreve com maestria os princípios que norteiam o cooperativismo.

Os pilares que sustentam e garantem o sucesso do cooperativismo há décadas nunca foram tão atuais. O futuro da economia, dizem especialistas, passa pela colaboração e pelo compartilhamento; pela divisão, no lugar do acúmulo; e pela busca por uma maneira mais sustentável de produzir.

Lembrou do cooperativismo? Pois é: a associação de pessoas por um objetivo comum já comprovou ser eficiente na geração de emprego e renda, em uma realidade em que os postos formais de ocupação estão cada vez mais escassos.

O cooperativismo é uma forma de empreender sem estar só, podendo contar com uma “rede de proteção”, formada por todos os outros cooperados, e com o apoio técnico e financeiro da cooperativa para crescer. Ao pulverizar conhecimento e recursos, o cooperativismo garante o crescimento conjunto de todos os seus associados.

Nesta edição da Revista Cooperativismo, contamos a trajetória de pessoas que descobriram que, juntas, poderiam ir mais longe. E que alcançaram resultados impressionantes. Hoje, o faturamento das 126 cooperativas constituídas no Estado representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Os números são grandiosos e, por si só, já seriam um ótimo argumento para investir no modelo cooperativo. Mas o cooperativismo vai além da questão econômica. É uma filosofia de vida, em que a preocupação com os assuntos que dizem respeito a todos é uma constante.

Desenvolver a comunidade em que a cooperativa está inserida, promover a equidade de gêneros, inovar na gestão de pessoas, construindo um ambiente de trabalho mais humano e com foco não só nos resultados, mas nas pessoas: esses são alguns dos princípios que regem o modelo cooperativo.

Por onde ele foi implantado, em setores tão diferentes, como Saúde, Educação, Agricultura ou Transporte, o que se viu foi crescimento sustentável, ancorado em boas práticas, senso comunitário e preocupação com o meio ambiente.

Como ressalta o presidente do Sistema OCB/ES, Pedro Scarpi Melhorim, “o cooperativismo é a ponte para o futuro”. Um futuro mais sustentável, baseado na igualdade de oportunidades, na gestão democrática e na certeza de que atravessar essa ponte significa chegar a um lugar melhor.

Boa leitura!

Cintia Bento Alves

Editora da Revista Cooperativismo

COMPARTILHAR PARA AVANÇAR

O termo compartilhamento entrou em voga com as redes sociais e passou a fazer parte de todos os cenários, inclusive o econômico. Em um quadro de crise mundial, cooperar, dividir e partilhar passam a ser imprescindíveis. Dessa forma, as dificuldades são “fatiadas”, e um cenário otimista passa a ser vislumbrado, com grandes chances de prosperidade. Os pilares que sustentam e garantem o sucesso do cooperativismo há décadas nunca foram tão atuais. Um modelo de negócio que gera trabalho e renda de maneira coletiva, onde todo mundo ganha, de maneira justa. Como bem disse Fernando Dolabela, autor de vários livros da área, empreender é ser cada dia mais cooperativo a ouvir e entender o que as pessoas têm a nos dizer, é estar atento ao que acontece ao nosso redor. E foi isso que fizemos: ouvimos as pessoas e vamos contar as histórias para vocês. Espero que gostem!

Tatiana Paysan

Editora de Cadernos Especiais

LOGO_ESTUDIO GAZETA_210x297mm_BRANCA

Gerente Estúdio Gazeta: Vagner Bissoli | Editora Estúdio Gazeta: Tatiana Paysan | Coordenação Digital: Yuri Reis | Design e desenvolvimento de Web: Rayane Machado | © Jornal A Gazeta 2019. Todos os direitos reservados.