A versão LE tem itens exclusivos na categoria, como teto solar e câmera de 360 graus
O mercado de picapes médias passa por um ótimo momento no Brasil. Com aumento de 16% nas vendas entre 2017 e 2018, o segmento está muito competitivo. Aproveitando a boa fase, a japonesa Nissan renova a 12a geração da Frontier. A picape agora tem uma linha composta por quatro versões. Fabricada em Córdoba, Argentina, desde o fim do ano passado, a família do
utilitário tem preços que começam em R$ 136.190, na versão S com câmbio manual e tração 4×4, e vão a R$ 193.290, na opção mais completa da gama, a LE.
Uma das principais novidades da Nissan Frontier 2019 é a nova casa: agora é fabricada na nova unidade industrial da Nissan na América do Sul, localizada em Córdoba, Argentina, que recebeu um investimento de 600 milhões de dólares. Antes de ganhar a nacionalidade argentina, a picape foi testada em mais de 300 mil km por diversos tipos de terrenos e condições. O resultado é que a Nissan introduziu ainda mais novidades na Frontier.
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De acordo com a versão, que agora são quatro – S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4 (confira detalhes no fim do conteúdo) –, a linha Nissan Frontier passa a ter equipamentos como a Visão 360o Inteligente, Detector Inteligente de Objetos em Movimento, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix, seis airbags, entre outros. O utilitário é oferecido sempre com cabine dupla, tração nas quatro rodas e motorização diesel. A transmissão pode ser manual de seis marchas, que equipa a versão de entrada (S), ou automática de sete velocidades. O propulsor tem a mesma base para todas as configurações, mas pode ter um ou dois turbocompressores. Assim, pode render 160 ou 190 cv de potência.
Equipamentos inéditos para o segmento
A Visão 360o Inteligente é formada por quatro câmeras (na grade dianteira, na tampa da caçamba e duas na parte inferior dos retrovisores externos) e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno da picape. Por meio da tela do sistema multimídia no painel, é possível analisar visualmente a posição do veículo em relação às marcas no chão de um estacionamento e aos objetos no ambiente.
O sistema está associado ao Detector Inteligente de Objetos em Movimento, que alerta o motorista por meio de um aviso sonoro quando – ao manobrar de ré – algum pedestre, animal ou objeto está perto do carro e não foi visualizado.
Outra novidade em tecnologia é a introdução do sistema multimídia A-IVI. Com tela de oito polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e CarPlay, assistência de voz e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi (“Over The Air”). Permite também a conexão simultânea de equipamentos e telefones celulares.
Conforto segurança
Para melhorar a experiência de todos os ocupantes, a engenharia da Nissan fez aprimoramentos no conforto dos bancos, na parte acústica e na dinâmica do veículo. A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) e que trabalha em conjunto com um eixo rígido tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). O sistema recebeu molas maiores visando melhorar a performance dinâmica e dar mais estabilidade e
respostas mais rápidas na direção. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora ganhou nova geometria. Com as novidades, transportar cargas na Nissan Frontier ficou ainda mais estável.
Outra evolução está no conforto para os ouvidos. Com a aplicação de para-brisas acústicos e isolamentos sonoros no para-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, a cabine ficou até 5dB mais silenciosa. É o equivalente à redução quando um caminhão passa a rodar de 90 km/h para 60 km/h. A picape Frontier passa a ser também a única do segmento a oferecer teto solar e ganha, em todas as versões, o travamento automático das portas com o carro em movimento.
Tecnologia para sair do atoleiro
A Nissan Frontier traz tecnologias de segurança como o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), que atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e aclives.


Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial (LSD). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.
Por falar em tração, o sistema Shift On The Fly evoluiu. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h, em qualquer tipo de terreno.
A sua capacidade de fora de estrada vai além do padrão do segmento. Tem os melhores ângulos de saída e entrada (27,4o e 30,6o, respectivamente) e ótimo vão livre (2,34 m), o que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento sem problemas. Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível, etc.
Confira lista de equipamentos de cada versão:
S MT 4×4 (R$ 136.190)
Tem motor turbo 2.3 Diesel de 160 cv de potência e 41 kgfm de torque e câmbio manual de 6 marchas
Equipamentos: ar-condicionado manual, desembaçador traseiro com temporizador, direção Hidráulica, escurecimento manual dos retrovisores, painel de instrumentos analógico, para-brisas dianteiros com proteção UV, saídas de ar para o banco traseiro, seleção de tração em forma de botão rotativo, alarme com sistema imobilizador de motor, controle automático de
descida (HDC), controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros.


ATTACK AT 4×4 (R$ 154.590)
Tem motor turbo 2.3 Diesel de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e câmbio automático de 7 marchas
Acrescenta painel de instrumentos multifuncional colorido de 5″, volante com acabamento em couro e multifuncional, doi alto-falantes Tweeters, central multimídia A-IVI de 8″ com Android Auto & Apple Car Play, câmera de ré, adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição “4×4”, faróis com máscara negra, estribos laterais, santantônio e rack de teto na cor preta,
pneus todo-terreno e rodas escurecidas
XE AT 4×4 (R$ 172.880)
Tem motor turbo 2.3 Diesel de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e câmbio automático de 7 marchas
Acrescenta dois alto-falantes nas portas traseiras, faróis dianteiros diurnos com assinatura em LED, acabamento de couro nos bancos, ar-condicionado digital Dual Zone, acendimento automático dos faróis com temporizador, banco do motorista com regulagem elétrica, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante, sistema eletrônico de
ignição (botão push start), entre outros
LED AT 4×4 (R$ 193.290)
Tem motor turbo 2.3 Diesel de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e câmbio automático de 7 marchas
Acrescenta visão 360° com imagem integrada ao display do rádio, air bags laterais e de cortina, teto solar, rodas aro 18, entre outros.