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Eclipse Cross: design, tecnologia e motor turbo de 165 cv

Com generosa lista de equipamentos, SUV da Mitsubishi se destaca pelo desempenho e visual único

Os apaixonados por carros na década de 1990 certamente guardam um carinho pelo nome “Eclipse”, que batizou um coupé esportivo que protagonizou os dois primeiros filmes da série Velozes e Furiosos. E também já devem ter percebido que o nome está de volta, com sufixo “Cross”. Não se trata mais de um coupé, mas de um SUV com desenho arrojado e equipado com motorização turbo. E mais, o Eclipse Cross agora pode ter tração nas quatro rodas.

O modelo ocupa o espaço entre os Mitsubishi ASX e o Outlander, dos quais possui semelhanças no desenho dianteiro, chamado pela marca japonesa de Advanced Shield. Mas no design deste SUV o que mais chama a atenção é a traseira, marcada pelas lanternas altas e perpendiculares ao solo. Já o vidro traseiro é dividido horizontalmente, além de proporcionar uma estética exclusiva, que lembra a de um coupé, esse recurso possibilita um campo de visão maior de dentro para fora do veículo. O visual fica
completo com o teto solar panorâmico duplo.

As linhas da frente lembram o ASX e Outlander, mas a traseira é única
Eclipse Cross possui teto solar panorâmico
O vidro traseiro partido aumenta a área envidraçada e, com isso, a visibilidade do motorista

Turbinado

Um dos pontos altos do modelo é o novo motor MIVEC Turbo 1.5L com dupla injeção tem 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A nova tecnologia gera um torque robusto em uma faixa de velocidade baixa do motor, proporcionando maior eficiência e um rodar ainda mais silencioso. Aliada ao motor está a nova transmissão CVT de oito velocidades, com sistema INVECS III, que se adapta ao modo de dirigir de cada motorista. As trocas manuais podem ser feitas por borboletas instaladas na coluna de direção.

O modelo é oferecido em duas versões: a HPE-S (a partir de R$ 149.990,00) e a HPE-S S-AWC (a partir de R$ R$ 157.990,00), que acrescenta o exclusivo Super All Wheel Control(S-AWC). Trata-se de um sistema de tração que funciona por um acoplamento eletromagnético. Assim, controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Já o AYC (Active Yaw Control), outra exclusividade da Mitsubishi Motors, faz otimização do torque entre as quatro rodas.

Na configuração equipada com o S-AWC o motorista pode optar por três tipos de condução: Auto, Snow ou Gravel, dependendo das condições de cada tipo de terreno, visando melhorar a precisão na condução, estabilidade e manobrabilidade. Para uma condução normal basta deixar no modo automático, mas se o piso for escorregadio pode selecionar o Snow. Para terra ou cascalho a melhor opção é o Gravel. A tecla para essas mudanças fica no console central, ao lado da alavanca de câmbio.

Na configuração equipada com o S-AWC o motorista pode optar por três tipos de condução

Bem equipado

Eclipse Cross tem uma generosa lista de equipamentos. Conta com airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, sensor de saída de faixa, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo, que diminui a velocidade caso o veículo da frente reduza. Outra comodidade que auxilia na segurança é
um sistema que diminui o farol alto caso seja detectado um veículo em sentido contrário. Mais um destaque está acima do quadro de instrumentos: um head-up display, onde algumas informações do painel são projetadas. Assim, o motorista não precisa tirar sua atenção do trânsito para ver a velocidade, controlar o piloto automático, entre outras funções.

Além disso, o modelo tem sistema Keyless para abertura das portas com apenas um toque no botão na maçaneta, sensor de chuva e acendimento dos faróis, partida por botão Start Stop, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré. O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” e é
compatível com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi.

Também é equipado com freio de estacionamento eletrônico, sistema monitoramento da pressão dos pneus, bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico para o motorista, bancos traseiros reclináveis e deslizantes, ar-condicionado Dual Zone e direção com assistência elétrica.

Interior é sofisticado

Segurança

Um veículo de alto desempenho e robusto tem que ter um sistema de frenagem capaz de proporcionar estabilidade e segurança. O Eclipse Cross é equipado com freio a disco nas quatro rodas, ventilados na dianteira, e um gerenciamento eletrônico de alta tecnologia. Além disso, o modelo conta com uma proteção extra, o BOS, um sistema que monitora constantemente os pedais. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, as rotações do motor são reduzidas gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

Para facilitar as manobras do dia a dia, o SUV é equipado também com o HSA (Hill Start Assistant), um assistente de partida em rampa que pode ser usado tanto para mover o veículo para frente, como em manobras em marcha a ré.

O head-up display projeta informações do painel, para que o motorista não tire os olhos da estrada

Confira algumas tecnologias de segurança e comodidade presentes no Eclipse Cross:

BSW (Blind Spot Warning): aviso sonoro e de luz nos espelhos retrovisores indicando região de ponto cego

UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System): sistema de prevenção de aceleração involuntária, que reduz as chances de atingir obstáculos a até quatro metros, na frente ou atrás do veículo, caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano com o carro parado ou até 10km/h

RCTA (Rear Cross Traffic Alert): sistema de aviso de tráfego traseiro, que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em marcha a ré

Speed Limiter: limita o veículo em uma velocidade pré estabelecida pelo motorista

ASC (Active Stability Control): controle ativo de estabilidade, evitando escorregamento em curvas

ATC (Active Traction Control): controle ativo de tração, atua em pisos de baixa aderência

ACC (Adaptative Cruise Control): piloto automático inteligente de nova geração, que diminui e acompanha automaticamente a velocidade do veículo à frente

FCM (Foward Collision Mitigation): sistema de frenagem autônoma, que ajuda a prevenir colisões frontais identificando veículos ou pedestres por meio de câmeras e radar

LDW (Lane Departure Warming): aviso de saída de faixa de rolamento

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