Especial retrata as belezas do Sul e das montanhas capixabas

Regiões do Caparaó, da Costa da Imigração e dos Vales e do Café também farão parte

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aventura de desvendar as regiões Sul e Serrana do Espírito Santo inclui inúmeras opções de atividades de lazer e de entretenimento, que podem ser apreciadas pelo público. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento turístico e cultural no Estado, será lançado hoje, no Gazeta Online, o especial “Belezas do Sul”. Os leitores podem conferir as matérias que integram a ampla cobertura dos municípios das regiões do Caparaó, da Costa e Imigração, das Montanhas Capixabas e dos Vales e do Café.

Com realização do Sicoob-ES, o projeto revela as potencialidades desses locais, por meio da apresentação das manifestações culturais e gastronômicas, sugestões de hospedagem, lugares para conhecer, entre outras dicas. Um prato cheio para passeios. “Essas regiões possuem riquezas incomparáveis. Por meio do programa, queremos resgatar a importância de cada área preservada. O nosso objetivo é atrair visitantes para conhecer as belezas das montanhas, dos vales, das praias e de outros espaços incríveis”, destaca Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano.

Para Rubens Moreira, presidente do Sicoob Sul, um dos principais papeis do cooperativismo é incentivar e participar do desenvolvimento da comunidade onde atua.”Colocamos em prática essa responsabilidade com esse projeto, que potencializa e divulga o turismo do Sul do Espírito Santo. A nossa região é muito rica. Temos que promover a gastronomia, os pontos turísticos, a cultura e as belezas naturais, fomentando economicamente e socialmente de forma consciente.”

A abordagem inicial traz informações da região das Montanhas Capixabas. Composta por nove municípios, essa área tem forte influência europeia por causa da imigração. Até hoje, ela mantém as tradições alemãs, italianas, austríacas, pomeranas e polonesas. Municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

“Essa região é mais fequentada e conhecida pelo público local. E possui potencial para atrair outros olhares, dos demais estados brasileiros e de fora do país”, ressalta Andreia Rosa, secretária executiva da entidade Montanhas Capixabas Convention, que promove o desenvolvimento sustentável no turismo da área de montanhas.

Cartão postal do Espírito Santo, Pedra Azul é uma formação rochosa de 2 mil metros de altura. tem um dos melhores climas do mundo – Foto: Gabriel Lordêllo

Outras localidades

Região do Caparaó: os dez municípios da região unem aventura, ecoturismo e agroturismo, e possuem localização privilegiada, no entorno do Parque Nacional do Caparaó. Além de reunir parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, o Pico da Bandeira, que é o terceiro mais alto do Brasil, a área agrega o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Municípios: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado.

Região da Costa e da Imigração: para quem gosta de passeios aquáticos, a região do litoral sul capixaba é uma boa pedida. Reúne belas praias e cachoeiras. Há possibilidade de praticar tirolesa e outros esportes, como rapel e rafting e voo livre. Municípios: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Marataízes e Piúma.

As praias de Marataízes são protegidas por falésias em tom dourado. Foto: Thiers Turini

Região dos Vales e do Café: o patrimônio histórico da região agrega os palácios espalhados pelas cidades. Ao caminhar pelas ruas da região, dá para notar que as casas retratam a cultura do período colonial, com influência dos libaneses, italianos e portugueses. Na história das cidades, a produção e a exportação de café ganharam força na época colonização. A área é cercada por montanhas, vales e formosas paisagens. Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.

Pico de Itabira, formação rochosa de granito que lembra um dedo apontado para o céu, em Cachoeiro. – Foto: Studio Matri

Atrações (Saiba)

Palestras: Com o foco no turismo, o Sicoob planeja uma série de palestras que abordarão a temática de empreendedorismo. Luis Carlos Piassi, CEO do Grupo P&B e consultor de grandes empresas nas áreas de novos negócios, especialista em gestão de stakeholders e inteligência estratégica, ministrará a palestra “Um novo modelo de gestão para uma nova economia”. A programação é voltada para pessoas que tenham interesse na temática, com a capacidade máxima de 100 participantes em cada turma. Locais e datas: Venda Nova (26/06), Iúna (29/07), Marataízes (04/09), Guaçui (01/10), Cachoeiro de Itapemirim (05/11). Mais informações www.belezasdosul.com.br

Aulas: O Sicoob prepara a aula-show “Food experience: atender e servir bem”, que será conduzida pelo chef de cozinha Ari Cardoso, que abordará. Na ocasião, também será produzido um prato típico. Previsto para o dia 26, no Senac de Venda Nova do Imigrante, o evento abordará formas de atrair o cliente por meio da experiência gastronômica e as formas de atendimento. É voltado para pessoas que tenham perfil empreendedor. Mais informações www.belezasdosul.com.br.

Compartilhe:

Você também vai gostar:

Realização:

Apoio:

Gerente Estúdio Gazeta: Camila Uliana | Gerente de Eventos e Projetos: Bruno Araújo | Coordenação Digital: Yuri Reis | Editora Estúdio Gazeta: Tatiana Paysan |
Editora Adjunta: Paula Gama | Textos: Bárbara Fragoso, Flávia Martins e Heloísa Bergami | Design e desenvolvimento de web: Rayane Machado
© Jornal A Gazeta 2019. Todos os direitos reservados.